Missa da meia noite: Mais uma obra excepcional do grande Mike Flanagan - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Missa da meia noite: Mais uma obra excepcional do grande Mike Flanagan

Oie meu povo tá tudo certinho?!

Não, hoje nós não vamos falar de Round 6 (por enquanto) rsrs.
A indicação que eu trago para vocês é mais uma preciosidade do Flanagan, o mesmo autor de A maldição da residência Hill, o mesmo autor  de A maldição da mansão Bly e uma grande aposta da Netflix que tá dando muito certo, então simbora.



Titulo original: Midnight Mass
Lançamento: Setembro de 2021
Episódios: 7
Elenco: Kate Siegel,Zach Gilford,Hamish Linklater
Direção: Mike Flanagan
Disponível em: Netflix
Sinopse: A chegada de um jovem sacerdote carismático traz milagres, mistérios e um fervor religioso renovado a uma cidade moribunda e desesperada por fé.

A série

A série apresenta Riley Flynn um jovem rapaz que acaba preso por atropelar uma pessoa por conta de seu problema alcoólico, após cumprir sua pena ele volta a pequena ilha Crockett e reencontra Erin Greene uma "amiga" de infância com quem ele desabafa e faz reflexões profundas sobre sua própria vida e a ideia do que seria de fato a morte.
Ainda neste contexto padre Paul Hill assume a pequena igreja San Patrick prometendo a restauração do lugar.



Porque é boa?

Dizer que Mike Flanagan é um gênio da atualidade não é novidade para ninguém, suas produções são tão minimamente artísticas que qualquer elogio seria o mínimo.
Não, Missa da meia noite não é uma continuação de residência Bly ou Hill, mas é tão perfeita quanto.
Antes de assistir de fato essa série li muitas críticas ruins relacionadas a ela, mas mais uma vez me parece que essas críticas vem de uma geração miojo que não tem mais paciência para compreender e se aprofundar em nada.
Isso realmente me deixa pistola.
Mas voltando ao que interessa...
Se as premissas anteriores foram extremamente válidas e aceitas imagina a alegria que eu senti em ver Flanagan tão meticulosamente criticar o fanatismo religioso (meio que eu conheço muito bem diga-se de passagem).


E não bastasse toda clareza com que esses excessos são expostos vemos ainda uma nova concepção sobre espiritualidade que a cada dia ganha mais força entre os adeptos da Nova Era, a era de aquário.
Para deixar ainda mais familiar aos devotos Flanagan se preocupa em nomear cada episódio com nomes conhecidos como Provérbios, Atos e Apocalipse, claro que quem conhece bem as escrituras  consegue prever o que virá a seguir.
Ao mesmo tempo em que a série proporciona reflexões profundas sobre a espiritualidade do ser, ela também traz o terror daquele jeitinho que só o Flanagan sabe fazer.
Além de um roteiro impecável as atuações são outro ponto muito positivo nesta produção, poderia falar aqui de diversos atores e atrizes que entraram em simbiose perfeita  com seus personagens, mas quero apontar uma personagem em especial que realmente me causou extremo desconforto, adivinha quem é?



Bev Keane ela mesma.

Alerta spoiler

Inclusive uma das cenas que não saem da minha mente é justamente a cena onde Bev e Annie Flynn conversam após aquele massacre surreal que acontece na igreja e Annie questiona a fanática sobre porque ela se sentia tão incomodada por Deus amar a todos e ela não ser a preferida Dele, cara nesse dialogo Flanagan me representou muito, acho que na verdade esse é o questionamento que todo mundo que não está inserido no contexto religioso gostaria de fazer.
Além é claro de tantos outros diálogos reflexivos que renderiam vários outros posts aqui no blog. 

Fanatismo tem, manipulação tem, pessoas vendendo sua alma ao diabo por milagres tem também, e por fim um padre que foi privado de sua vida por votos religiosos e percebeu que não valia a pena tem.

Eu amei com força essa série, especialmente por compreender bem a ideia que Mike Flanagan quis expressar através do enredo, e claro super recomendo.

Se você gostou deixa ai nos comentários vou adorar saber.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad