Sérgio | Um filme injustiçado pela crítica - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sábado, 18 de abril de 2020

Sérgio | Um filme injustiçado pela crítica

Eu imaginei que ao assistir esse filme eu teria muito sobre o que falar, mas não imaginei que fosse tanto.
- Monica de França
Oi gente tudo certin? Espero que sim!
Este post vai em direção totalmente oposta a maioria das críticas sobre esse filme, então peço a você um bocadin de paciência para entender os argumentos que me fizeram discordar das criticas.


Título: Sergio
Ano: 2020
País: EUA
Duração: 1h 58m
Gênero: Drama Biográfico
Direção: Greg Barker
Elenco: Wagner Moura, Ana de Armas, Garret Dillahunt Clemens Schick, Will Dalton, Bradley Whitford e Brían F. O'Byrne
Sinopse: Paixões, ideais e uma terrível realidade ameaçam a vida do diplomata Sergio Vieira de Mello em sua missão no Iraque pela ONU.

Com aprovação de 42% no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme Sergio é baseado na vida de Sergio Vieira de Mello diplomata brasileiro conhecido por sua grande habilidade em criar acordos pacificadores sendo parte ativa desse processo enquanto membro da ONU. 

Quem foi Sérgio Vieira de Mello, o brasileiro interpretado por ...

O filme

O filme inicia com a gravação de um vídeo onde Sergio de Mello (Wagner Moura) fala sobre situações das quais ele fizera parte, mas pouco tempo depois somos surpreendidos por uma explosão e a partir dali vários flashbacks irão nos aproximar de quem foi Sergio de Mello.

O ator Wagner Moura, no papel do diplomata Sérgio Vieira de Mello, em filme lançado pela Netflix

Sabe o que eu quero? Eu quero cair do céu como se chuva fosse e permanecer pra sempre no lugar ao qual pertenço.
- Fala retirada do filme Sergio 
A crítica  

Antes de começarmos falar a respeito do filme preciso reforçar aqui a ideia de que esta produção não é um filme de romance, não é um filme de guerra e sim um filme baseado na vida de um homem que realmente existiu e teve uma trajetória de vida memorável, feitas estas considerações bora comentar.
A princípio preciso dizer que eu gostei bastante do filme e me surpreendi com cada detalhe de produção, fotografia, som, roteiro e de uma maneira geral foi  um filme muito agradável de se ver o que na minha opinião pode classifica-lo como satisfatório.
Não estou dizendo aqui que o filme seja excepcional, mas sim que cumpre o que promete do ponto de vista biográfico  e tem muitas qualidades que caminham junto com a escolha de um bom elenco.

Wagner Moura e Ana de Armas comentam 'Sergio', filme sobre ...

Que comece a treta!
Quando digo que este filme foi injustiçado pela crítica me refiro a falta de percepção e respeito pelo pela produção, isso refletiu criticas quase que unanimes sobre elementos que ao meu ver não podem ser criticados pelo menos não nesse filme.
Muitas pessoas acharam o filme raso e chegaram a mencionar que o diretor perdeu a oportunidade de falar mais sobre a situação de guerra e até mesmo fazer deste filme um thriller politico, mas pera lá em nenhum momento esse parece ser o foco da produção uma vez que é uma biografia, então porque não avalia-lo pelo que ele realmente é.

Outro ponto que me incomodou bastante foi a insistência de que o filme só não foi um fiasco por conta dos protagonistas, é claro que tanto  Wagner Moura quanto Ana de Armas arrasaram na atuação e tem uma conexão incrível, mas simplesmente ignorar todo o restante do empenho da produção na minha opinião é ter assistido o filme com uma baita má vontade.

Além das críticas já citadas acima existem claro aqueles que reclamaram sobre o excesso de romance e acharam exagerada a intenção do filme em apresentar um Sergio moldado a base da perfeição, mas veja bem isso também é um erro e vou explicar o porque.
Estamos falando do homem Sergio de Mello e seu amor por Carolina não poderia exceder os limites porque o filme não é de guerra e sim um relato sobre o homem Sérgio, e quanto a perfeição indicada pela crítica em que se baseia? Embora o filme exalte sim sua eficácia na participação de negociações pacificadoras, por outro lado mostra o homem que tem dificuldade em se aproximar dos filhos, um homem que sofreu uma separação por um casamento  precoce, ou seja reflete a vida de um ser humano como qualquer outro.


Netflix Biopic 'Sergio' Arrives in April 2020 - What's on Netflix


Dessa forma penso que basear criticas em expectativas pessoais sem levar em conta o que a produção realmente é seria o principal motivador pra uma aprovação tão baixa, Sergio é sim um bom filme coerente com a proposta, bem alinhado e muito satisfatório, pra quem sente falta de maior aprofundamento sobre as guerras e sua forma de trabalho existem outros materiais que podem perfeitamente satisfazer sua curiosidade.

Então é isso meus queridos, essa é claro minha opinião pessoal e é claro que eu quero saber a sua também, sempre com bons argumentos e respeito.
Até o próximo post.




2 comentários:

  1. Sensacional!!!! Arrasou! é isso mesmo. Sabe qual é o problema? Quem fez as críticas, não faz ideia real de quem foi o cara. Tenho a impressão de que encaram ele como personagem fictício que deveria representar um "herói " tipo Marvel da vida real. Ele de fato foi um cara incrível, mas com seus defeitos tbm, e tudo foi relatado de uma forma muito honesta no filme. Também adorei.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz pelo seu comentário :)
    Concordo e assino embaixo.

    ResponderExcluir

Post Top Ad