Eu imaginei que ao assistir esse filme eu teria muito sobre o que falar, mas não imaginei que fosse tanto.
- Monica de França
Oi gente tudo certin? Espero que sim!
Este post vai em direção totalmente oposta a maioria das críticas sobre esse filme, então peço a você um bocadin de paciência para entender os argumentos que me fizeram discordar das criticas.
Título: Sergio
Ano: 2020
País: EUA
Duração: 1h 58m
Gênero: Drama Biográfico
Direção: Greg Barker
Elenco: Wagner Moura, Ana de Armas, Garret Dillahunt Clemens Schick, Will Dalton, Bradley Whitford e Brían F. O'Byrne
Sinopse: Paixões, ideais e uma terrível realidade ameaçam a vida do diplomata Sergio Vieira de Mello em sua missão no Iraque pela ONU.
Com aprovação de 42% no site agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme Sergio é baseado na vida de Sergio Vieira de Mello diplomata brasileiro conhecido por sua grande habilidade em criar acordos pacificadores sendo parte ativa desse processo enquanto membro da ONU.

O filme
O filme inicia com a gravação de um vídeo onde Sergio de Mello (Wagner Moura) fala sobre situações das quais ele fizera parte, mas pouco tempo depois somos surpreendidos por uma explosão e a partir dali vários flashbacks irão nos aproximar de quem foi Sergio de Mello.

Sabe o que eu quero? Eu quero cair do céu como se chuva fosse e permanecer pra sempre no lugar ao qual pertenço.A crítica
- Fala retirada do filme Sergio
Antes de começarmos falar a respeito do filme preciso reforçar aqui a ideia de que esta produção não é um filme de romance, não é um filme de guerra e sim um filme baseado na vida de um homem que realmente existiu e teve uma trajetória de vida memorável, feitas estas considerações bora comentar.
A princípio preciso dizer que eu gostei bastante do filme e me surpreendi com cada detalhe de produção, fotografia, som, roteiro e de uma maneira geral foi um filme muito agradável de se ver o que na minha opinião pode classifica-lo como satisfatório.
Não estou dizendo aqui que o filme seja excepcional, mas sim que cumpre o que promete do ponto de vista biográfico e tem muitas qualidades que caminham junto com a escolha de um bom elenco.

Que comece a treta!
Quando digo que este filme foi injustiçado pela crítica me refiro a falta de percepção e respeito pelo pela produção, isso refletiu criticas quase que unanimes sobre elementos que ao meu ver não podem ser criticados pelo menos não nesse filme.
Muitas pessoas acharam o filme raso e chegaram a mencionar que o diretor perdeu a oportunidade de falar mais sobre a situação de guerra e até mesmo fazer deste filme um thriller politico, mas pera lá em nenhum momento esse parece ser o foco da produção uma vez que é uma biografia, então porque não avalia-lo pelo que ele realmente é.
Outro ponto que me incomodou bastante foi a insistência de que o filme só não foi um fiasco por conta dos protagonistas, é claro que tanto Wagner Moura quanto Ana de Armas arrasaram na atuação e tem uma conexão incrível, mas simplesmente ignorar todo o restante do empenho da produção na minha opinião é ter assistido o filme com uma baita má vontade.
Além das críticas já citadas acima existem claro aqueles que reclamaram sobre o excesso de romance e acharam exagerada a intenção do filme em apresentar um Sergio moldado a base da perfeição, mas veja bem isso também é um erro e vou explicar o porque.
Estamos falando do homem Sergio de Mello e seu amor por Carolina não poderia exceder os limites porque o filme não é de guerra e sim um relato sobre o homem Sérgio, e quanto a perfeição indicada pela crítica em que se baseia? Embora o filme exalte sim sua eficácia na participação de negociações pacificadoras, por outro lado mostra o homem que tem dificuldade em se aproximar dos filhos, um homem que sofreu uma separação por um casamento precoce, ou seja reflete a vida de um ser humano como qualquer outro.

Dessa forma penso que basear criticas em expectativas pessoais sem levar em conta o que a produção realmente é seria o principal motivador pra uma aprovação tão baixa, Sergio é sim um bom filme coerente com a proposta, bem alinhado e muito satisfatório, pra quem sente falta de maior aprofundamento sobre as guerras e sua forma de trabalho existem outros materiais que podem perfeitamente satisfazer sua curiosidade.
Então é isso meus queridos, essa é claro minha opinião pessoal e é claro que eu quero saber a sua também, sempre com bons argumentos e respeito.
Até o próximo post.
Sensacional!!!! Arrasou! é isso mesmo. Sabe qual é o problema? Quem fez as críticas, não faz ideia real de quem foi o cara. Tenho a impressão de que encaram ele como personagem fictício que deveria representar um "herói " tipo Marvel da vida real. Ele de fato foi um cara incrível, mas com seus defeitos tbm, e tudo foi relatado de uma forma muito honesta no filme. Também adorei.
ResponderExcluirMuito feliz pelo seu comentário :)
ResponderExcluirConcordo e assino embaixo.