Uma vida com propósito - A história de Rachel Joy Scott - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sábado, 20 de abril de 2019

Uma vida com propósito - A história de Rachel Joy Scott

Relembrando o massacre em Columbine 


Olá meus queridos,

Infelizmente no dia 13 de março deste ano (2019), fomos surpreendidos por uma infeliz tragédia na escola Raul Brasil localizada em Suzano, onde dois jovens promoveram um ataque semelhante ao massacre de Columbine (1999).
Confesso que ao ver as imagens que circulavam pelas redes sociais meu coração chorou amargamente.
Ainda abalada pelo acontecimento resolvi fazer algumas pesquisas na internet e em uma delas encontrei o filme "Uma vida com propósito", que conta  a história de Rachel Joy, a primeira vitima fatal do massacre de 1999.
Ainda durante minhas pesquisas encontrei alguns sites tratando a respeito da polêmica causada pelo filme, sendo acusado até de proselitismo cristão (esforço continuo para converter alguém), colocando a prova um dos últimos diálogos envolvendo Rachel e seu assassino.
Obviamente não pretendo tratar sobre estes detalhes, mas para mim é fato que o filme mostra a vida de uma jovem que como qualquer outra vive de incertezas e dificuldades, mas que buscou fazer a diferença durante sua vida.




Título:
Uma vida com propósito
Formato: Filme
Ano produção: 2016
Duração: 1 h 52 m
Dirigido por: Brian Baugh
País de Origem: EUA
Gênero: Drama/Biografia
Sinopse: Rachel Joy Scott (Masey McLain) é uma das estudantes do Columbine High School, mas, diferentemente dos demais, é convicta da existência de Deus. Essa crença irá incomodar muitos dos que convivem com ela, até que, em 20 de abril de 1999, um massacre na escola termina com doze mortos, sendo Rachel a primeira a ser assassinada.


Falando sobre 


Resultado de imagem para uma vida com proposito
Rachel Joy


Rachel Joy foi a primeira vitima do massacre em Columbine que aconteceu dia 20/04/1999 exatamente a 20 anos atrás.
Conhecida por suas ideias sobre mudar o mundo e por ser cristã Rachel foi inspiração para livros e filmes.
O filme Uma vida com propósito trata a respeito da rotina do colégio onde Rachel estudava, infelizmente durante a trama vemos que as atitudes de ódio e o bullying ainda hoje permanecem os mesmo por todo o mundo.
Uma jovem com sonhos, expectativas e problemas como qualquer outra, seu diferencial era levar palavras de amor e aceitação a quem conhecia.
Ao assistir o filme você pode perceber os anseios da garota muitas vezes expresso em seu diário o qual foi utilizado para dar corpo a sua história.
Por muitas vezes durante o filme Rachel parece prever que não haverá futuro para ela, imagino o quanto isto seria angustiante para uma jovem.

Resultado de imagem para uma vida com proposito

Inicialmente a impressão que tive era de que as coisas estavam seguindo de maneira desconexa durante o roteiro, mas se tratando da vida de uma jovem isso passou a fazer sentido.
Me vi relembrando meus tempos de escola em alguns momentos, onde qualquer religião sempre foi recebida de maneira intolerante mesmo que você não fizesse questão de falar a respeito dela.
Mesmo que o filme tenha como foco a vida de Rachel foi impossível não tentar compreender as motivações dos assassinos.

Não é um belo filme de romance, nem mesmo de "terror", Uma vida com propósito nos faz repensar nossas atitudes durante a vida e como muitas vezes ignoramos o sentimento do outro,. se cada um de nós fossemos mais gentis durante ações cotidianas tudo seria tão diferente.
Talvez Rachel não tenha conseguido mudar o mundo todo, mas sem dúvida mudou o mundo interior de várias pessoas.

Eu recomendo que você assista este filme independente de sua religião, a bondade e a empatia não se baseiam nela.

Um super beijo.

3 comentários:

  1. Eu assisti ao filme em janeiro, durante as férias,sem fazer ideia de que em dois meses estaria vivendo algo parecido.
    Eu sou professora de arte na escola Raul Brasil,no período da manhã, portanto, eu estava na escola durante a tragédia. O mais interessante é que a primeira pessoa que morreu na escola era exatamente como a Rachel Joy, era até catequista. O filme me deixou impactada. Mas não quero vê-lo nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana muito bem vinda ao De olho no Assunto,
      Eu de verdade lamento muito pela tragédia, por cada vida que se perdeu e pelas cicatrizes que ficaram, sem dúvida é uma dor irreparável, ao mesmo tempo sou grata a Deus pela sua vida e de tantos alunos e profissionais que sobreviveram, meu maior desejo é que consigam de alguma maneira superar esta tragédia vivendo a vida intensamente como deve ser vivida, vendo este livramento como mais uma oportunidade de se fortalecer em meio a maldade que cerca o nosso mundo. Um beijo.

      Excluir

Post Top Ad