A lista de desejos dela - Uma reflexão sobre a culpa - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sábado, 18 de junho de 2022

A lista de desejos dela - Uma reflexão sobre a culpa

Olá meus amores 💕

Que saudade de escrever sobre as produções coreanas, confesso pra vocês que embora eu seja apaixonada por este universo não é fácil criar posts frequentes sobre doramas, afinal eles são longos e eu particularmente prefiro assistir legendado mesmo que haja a dublagem disponível, isso requer tempo e dedicação ou noites mal dormidas, então repensei meus métodos para que eu pudesse trazer um conteúdo de qualidade aqui para o blog e com uma frequência aceitável, mesmo porque preciso admitir que o público dorameiro é bem ativo por aqui então preciso escrever o que eles querem ler não é mesmo?! 

E pra falar a verdade eu também amooo escrever sobre isso!

Hoje vamos falar sobre um filme coreano, sim um filme, embora hoje percebi que existe um dorama com episódios de 17 minutos que me parece o filme dividido em pequenas partes, ambos você encontra no VIKI para assistir gratuitamente, então bora lá.



Filme 
Titulo original: A lista de desejos dela
Ano de lançamento: 2022
Duração: 1 h  40 m
Criação: Hwang Kyung Sung
Gênero: Comédia romântica/ Drama 

Dorama
Titulo original: Her bucket list
Ano de lançamento: 2021
Episódios:10
Duração: 18 minutos em média
Criação: Hwang Kyung Sung
Elenco: Kim So Hye, Na In Woo, Lim Se Jun, Kim Woo Rin
Gênero: Romance, Comédia romântica


O filme 


O filme conta a história de Cha Ra Ri uma jovem que se vê arrasada após descobrir por sua sogra que seu namorado havia falecido, sem conseguir lidar com a culpa que atribuía a si mesma Ra Ri decide colocar fim em sua vida, felizmente sua intenção é interrompida como que por um milagre permitindo que um tempo depois Ra Ri encontre uma lista de desejos que havia construído junto ao seu namorado, ela decide colocar em prática antes de repetir a tentativa de 'por um fim em sua dor ' e então conhece Kang Hansol um jovem cantor com quem compartilhará seu processo de cura emocional.


Falando sobre 

Atenção este filme contém gatilhos emocionais 

Este filme lida com temas bastante sensíveis o que na minha opinião os coreanos fazem muito bem sem sombra de dúvida, então não seria surpresa alguma contar aqui que eu desabei de chorar em vários momentos da trama, e que se você está pensando em ver este filme sem preparar uma caixa de lencinhos vai se arrepender.
A lista de desejos dela é um filme com intensa sensibilidade e sua trilha sonora e aspectos da fotografia colaboram muito para causar reações emocionais, por isso apesar de ser uma linda produção eu não recomendaria que pessoas que estão enfrentando o luto ou questões como ansiedade, depressão e desejo de morte  o assistissem, pelo menos não enquanto estas condições não estiverem sendo mediadas pelo auxilio de um terapeuta ou psiquiatra. 



A culpa

Eu poderia aqui me aprofundar na análise dos aspectos de produção, na fotografia, na trilha sonora, mas prefiro dizer que todo este contexto foi muito bem elaborado e que ao assistir muito provavelmente você poderá comprovar tudo isso, o que mais me chamou a atenção aqui foi o roteiro e é sobre ele que eu quero falar neste post.
A história de Ra Ri fala sobre a superação de um luto, sobre a dor que se sente neste processo, sobre o momento depressivo onde ela não deseja se alimentar ou realizar tarefas básicas e cotidianas por conta de sua angustia e tudo isso foi representado de uma maneira muito profunda, porém fica claro que todos estes eventos estão ligados  a culpa que sente pela morte do namorado, uma culpa funda em que afinal?
Para explicar melhor este conceito eu precisaria dar spoilers mas não quero 😁, talvez em um outro momento, então vamos seguir adiante.
Kang Hansol também é refém da culpa mesmo vivendo um contexto diferente da Ra Ri, porém com uma outra apresentação sintomática, a ansiedade. Ansiedade esta que o impede de cantar em cima de um palco ou diante das pessoas, causando enjoo e desmaio.


Mesmo que a história de ambos  tenham suas diferenças elas se cruzam e tem um inimigo em comum, a culpa, e partindo deste ponto nós somos levados a sentir na pele junto com os personagens como essa vilã consegue paralisar, minar forças e muitas vezes até fazer com que a gente machuque inconscientemente quem está a nossa volta.
Todo o processo de cura dos personagens vem de encarar a dor de frente e decidir se levantar mesmo que isso leve tempo e seja desconfortável num primeiro momento.
Esta para mim é sem dúvida uma das lições mais valiosas deste filme, afinal a culpa nos leva a autopunição e nos faz acreditar que não merecemos o perdão e muito menos novas oportunidades.
Além disso é claro que temos uma produção completa e com muitos elementos que são marca registrada dos doramas coreanos, um xuxu.


Bom meus amigos é sobre isso!
Acho muito bacana explorar estas produções coreanas principalmente porque elas sempre trazem uma visão de mundo, uma reflexão que vai além de todo o romantismo e doçura de suas obras, mas claro eu sou muito suspeita em tecer meus elogios ao trabalho deles, eu realmente adoro.

Se você gostou comente aqui, me fale também de suas percepções.

Quero te convidar também para conhecer meu outro blog, lá a temática é bem diferente.

Um xeruuu e até mais tchau tchau!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad