O homem do norte - Que filmaço! - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sexta-feira, 17 de junho de 2022

O homem do norte - Que filmaço!

Hello meu povo, como cêis tão hein?

Bora falar de filme baum? Bora. 



Título: The northman
Ano: 2022
País: EUA
Duração: 2h 17m
Gênero: Suspense/ Histórico
Direção: Robert Eggers dos filmes A bruxa e o Farol


O filme



O príncipe Amleth aguarda ansiosamente a volta de seu pai ao castelo, logo toda alegria pelo reencontro dá lugar ao luto e a dor ao ver seu pai ser assassinado por seu próprio tio, com a tomada do reino sua mãe também é sequestrada e o pequeno garoto precisa fugir para proteger sua vida.
Jurando vingança Amleth retorna duas décadas depois para cumprir sua promessa.

Falando sobre 




O diretor Robert Eggers tem em seu repertório alguns filmes que por si só já demonstram o quão promissora é a sua carreira e nesta recente produção com uma aposta orçamentária um pouco maior era de se esperar que ele arrebentasse e assim ele fez.
Eu particularmente acho muito interessante o conteúdo de seus filmes, isso demonstra um certo conhecimento no campo místico por parte do diretor que realmente me fascina.
Sendo assim é claro que este filme muito provavelmente não será apreciado por muitos, existem aspectos violentos e animalescos que foram amplamente explorados na trama, não é a toa foi classificado como +18, em contrapartida a produção trouxe elementos históricos e místicos que deixaram muitos amantes da história e da magia felicíssimos.




O filme conta a história de Amleth  um jovem príncipe nórdico que será preparado para assumir o trono de seu pai, confesso que em muitos momentos da história fui induzida a me lembrar do filme O rei leão, porque sim existem inúmeras semelhanças entre Amleth e Simba, obviamente mesmo com as semelhanças gritantes entre as duas histórias fica claro que O homem do norte está longe de ser uma historinha infantil, muito pelo contrário, ainda menino o jovem príncipe passa por um tipo de iniciação que eu definiria como sua transição entre o menino e o homem que viria a ser.
Ao longo dos anos enquanto crescia Amleth torna-se um viking (uma espécie de pirata nórdico) e é representado como um ser animalesco e violento, neste ponto acho de extrema valia que dentro de suas possibilidades você procure conhecer um pouco mais sobre as características deste povo para que tenha uma experiência cinematográfica ainda mais marcante.
E se estamos falando do povo Nórdico não poderiam de maneira alguma deixar passar batido alguns elementos tão marcantes em sua cultura como: as bruxas, a magia, as divindades, os rituais, animais de poder. 


E claro além dos nomes de duas divindades importantíssimas entre o povo nórdico Odin e Freya, pude  notar duas referências a cartas de tarô (talvez existam mais): a primeira seria ao 10 de paus onde Amleth já adulto carrega alguns tocos de madeira nas costas que poderiam simbolizar o fim de um ciclo, fim de um fardo pesado que ele trazia consigo a tanto tempo e a segunda estaria ligada ao arcano 12 O enforcado (ou o pendurado) que representa uma posição de sacrifício a qual Odin se submete para alcançar a divinização, posição a qual Amleth também se submete a fim de cumprir sua promessa de vingança, embora a princípio acreditasse que seriam meras coincidências a  presença destes elementos na produção depois de assistir a todo o filme me nego a crer nesta hipótese Eggers tem conhecimento de causa rsrs, ele definitivamente sabia o que tava fazendo e o fez com maestria.



O homem do norte é um filme violento sim, mas também cheio de simbologias, riquíssimo em detalhes e merece ser saboreado em todos os aspectos, traz ainda pontos reflexivos e profundos muito interessantes de serem observados, porém sinto lhe informar que isso não se sobrepõem a carnificina, a violência é INTENSA.
Para mim um filme completo e muito bem arquitetado, embora pareça previsível surpreende tanto pelo roteiro, quanto pela fotografia e principalmente pela riqueza de detalhes culturais aplicados na produção.
O homem do norte ainda se encontra em cartaz em alguns cinemas (lembrando que este post foi publicado dia 17/06/22) e meu conselho sobre isso é: aproveite.
Pela minha empolgação acho que fica claro que eu gostei muito do filme, não é mesmo?!

E você o que achou ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad