Salém - As bruxas são mesmo as vilãs? - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sábado, 23 de abril de 2022

Salém - As bruxas são mesmo as vilãs?

Hi people!

Bom estar aqui com vocês novamente para falar de duas coisas que adoro: séries e bruxas 💕.
Hoje vamos voltar lá pro século XVII e resgatar um pouco de uma das histórias mais sombrias vividas pela humanidade.
Nosso destino: Salém.




Titulo original: Salém
Lançamento: 2014
Temporadas: 3
Elenco: Kate Siegel, Zach Gilford, Hamish Linklater
Direção: Adam Simon, Brannon Braga
Disponível em: Star+
Sinopse: A série é ambientada na pequena cidade costeira de Salem, nos Estados Unidos do século XVII e acompanha John Alden, um guerreiro que retorna após sete anos e descobre que a cidade está em meio a uma grande histeria envolvendo bruxas, enquanto Mary, um amor do passado de John, é uma das principais e muito poderosa bruxa do coven.

A série

Os tempos eram difíceis e os puritanos exerciam grande poder sobre o povo, este é o contexto no qual viviam Mary e John Alden, além da busca pela santificação imposta pela igreja uma guerra se iniciava distanciando a jovem donzela de seu grande amor que como é de se esperar promete voltar quando tudo acabar no período de um ano.



O que Alden não sabia é que sua promessa seria impedida e que ele perderia muito mais do que o amor de sua adorada Mary, agora chamada Mary Sibley.

Falando sobre

A princípio quero forcar apenas na primeira temporada, mesmo porque isso sem duvida será fator determinante para o seu desejo de assistir ou não as demais.
É possível que em algum momento você tenha se deparado com conteúdos que trazem a tona as atrocidades que aconteceram em Salém no século XVII, sim a caça as bruxas foi real, muitas pessoas morreram durante o período da Santa inquisição e por mais aterrorizante que tudo isso pareça ser é simplesmente o retrato da maldade humana sendo externado por meio de crenças religiosas em nome de Deus.



Contudo o cinema não se preocupou em desmistificar a velha nariguda comedora de criancinhas, o estereótipo da bruxa velha e má predominou durante muito tempo na telinha, e toda a história contida no Mallelus Maleficarum se perpetuou  na sociedade e a "perseguição" contra a bruxa diabólica continua até os dias atuais.
A série Salém é uma exceção a essa regra.
Normalmente as produções seguem duas linhas de pensamento quando o tema é bruxaria: o primeiro retrata a bruxa como um ser maléfico , adoradora de satanás e digna de ser queimada na fogueira, dentro desta primeira linha de pensamento a igreja é exaltada por sua ação de expurgar o mal da terra, em contrapartida uma segunda linha de pensamento torna a igreja a vilã da história, matando mulheres indefesas, então em qual dessas visões poderíamos enquadrar Salém? Em nenhuma das duas.


Embora Salém traga ainda muito da bruxa maléfica e estereotipada a vilania é uma via de mão dupla, bruxas e puritanos são todos vilões e confesso que achei muito interessante essa perspectiva e muito ousada claro.
E embora seja obvio a ficção presente na série existem também muitos elementos que fazem parte do cotidiano bruxesco sendo explorados em cada episódio e ainda mais... Muito do que se vê nas mortes e na tortura buscou manter a fidelidade ao tempo da inquisição.
Bem para mim ficou claro que está série normalmente vai agradar a dois públicos: aos bruxos mais desenrolados e aos amantes do terror raiz.


A princípio a série parece meio desinteressante para leigos, o roteiro não é dos mais chamativos nos primeiros episódios, principalmente pelo que citei acima, se a pessoa é bruxa vai buscar assistir a série a fim de ver a história das bruxas de Salém sendo contada do ponto de vista histórico e logo vai se decepcionar.
Isso desvalida a série ? De maneira alguma.
Além do que não é literal a série traz muitos pontos de reflexão sobre o século em que se passa, além de ter uma fotografia muito boa e um figurino incrível e sobre isso gostaria ainda de fazer um adendo, as mortes e as torturas surgem na tela de maneira crua gostei muito disso, em compensação as cenas de sexo e nudez não são exatamente explicitas preservando em muitos momentos o corpo principalmente das mulheres, eu particularmente achei esse cuidado muito significativo (até hoje não vejo essa necessidade ridícula em expor mulheres e seus corpos em filmes sem cunho sexual, embora também ache desnecessário na pornografia mas enfim...)


Depois de um tempo a coisa começa a caminhar, os conflitos começam a acontecer, eu diria que isso se dá após a chegada de Increase Mather um puritano extremamente rígido e assertivo, a curiosidade começa a tomar conta da gente afinal quem vai vencer esse guerra, bruxas ou puritanos?
A verdade é que sim a primeira temporada foi bem produzida, nota-se a preocupação em não tornar todo o contexto da série uma viagem a Hogwarts, temos elementos reais dando margem também as especulações de que toda bruxa vendeu a alma pra Satan, vemos a histeria proporcionada pelas crenças religiosas e o efeito manada que isso pode causar.
Salém é uma série ousada, diferente, grotesca e necessária ao gênero.
Infelizmente foi cancelada, mas sinceramente preciso avaliar este infelizmente, as vezes menos é mais. 
Estou partindo para a segunda temporada, porque sim a primeira me fez querer ver a segunda, claro nem sempre foi assim, não porque a produção teve falhas mas porque demorei a me envolver e agora seria boba se não continuasse.


Mas e você conhece essa série? Ficou curioso caso não conheça ?  Me conta aqui.

TO BE CONTINUED

PS. Depois de terminar a segunda temporada volto aqui pra dizer se valeu a pena, outra curiosidade que li e esqueci de contar rsrs na terceira temporada tem Marilyn Manson atuando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad