2 filmes que irão te fazer querer dar um rumo na vida | E bônus - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

segunda-feira, 27 de junho de 2022

2 filmes que irão te fazer querer dar um rumo na vida | E bônus

Oi gente linda da minha vidinha, cêis tão beleza?

Antes da gente partir pro que interessa me conta aqui uma coisa... Vocês gostavam da aula de filosofia na escola?

Eu confesso pra vocês que não era uma das minhas preferidas não, não porque eu não gostasse da filosofia em si mas acho que minha professora levava bem a sério a postura de Zaratustra de não falar para quem não quer ouvir, afinal éramos um bando de adolescentes talvez sem a maturidade necessária naquele momento para compreender algo tão profundo, e olha que ela tentou viu rsrs.

Então hoje eu estou aqui incumbida de uma missão muito especial!

É fato que filosofia pode não ser um dos temas mais atraentes para muitos, porém atribuo isso muitas vezes a sua complexidade, então que melhor maneira de acessar esses pensamentos se não através das artes cinematográficas, acredito que elas poderão de maneira mais lúdica clarear um pouco seu pensamento filosófico, ou não 😂.

Temos a arte para não morrer da verdade - Friedrich Nietzsche

Então bora filosofar minha gente...



Título: Quando Nietzsche chorou
Ano: 2007
País: EUA
Duração: 1h 45m
Gênero: Drama
Direção: Pinchas Perry

O filme conta a história de Friedrich Nietzsche um filosofo de pensamentos profundos que enfrenta dias difíceis  após sofrer uma dor de amor, preocupada com as tendências suicidas do "amigo" Lou Andreas-Salomé procura por Josef Breuer professor de Sigmund Freud para que conduza o tratamento deste mal através de um novo método terapêutico baseado na fala e na livre associação do paciente, este feito precisaria ser realizado sem que  Nietzsche o pudesse perceber sob possibilidade de recusa do tratamento.

Breuer que também não estava lá essas coisas decide auxiliar o filosofo e para isso propõem a Nietzsche que ele permaneça em Viena para tratamento das enxaquecas que sofria, em troca pelo seu serviço o grande pensador o auxiliaria com a compreensão de  suas angustias utilizando a filosofia.

Será que esse encontro deu bom ? É claro que deu!

O filme é ambientado em 1882 e embora seja fictício traz elementos reais sobre a vida de Nietzsche e Breuer, incluindo um empenho notável em nos fazer sentir em Viena naquela época.

Eu poderia falar sobre os elementos técnicos do filme? Poderia, mas confesso que as reflexões direcionadas pelos pensamentos destes dois senhores me fizeram por inúmeras vezes não prestar tanta atenção nos elementos de produção.

Sim porque ambos os personagens trazem tantas emoções vividas por nós quanto humanos que a vontade que tive foi de apenas me sentar e refletir junto a eles sobre a minha própria vida e assim o fiz.

Quando Nietzsche chorou dispensa qualquer comentário desta mera mortal, é uma obra magnifica!

Por isso se espera um filme para entretenimento é melhor ir ver o Pelé rsrs, este filme mexe com as nossas estruturas mais profundas então pense bem antes de vê-lo, se você compreender sua mensagem jamais será o mesmo.




Título: Fonte da vida 
Ano: 2006
País: EUA
Duração: 1h 36m
Gênero: Drama/ Fantasia/ Ficção cientifica 
Direção: Darren Aronofsky


Este filme é composto não por uma, mas por três histórias diferentes que se entrelaçam perfeitamente a fim de promover reflexões sobre amor, morte e vida.
Num primeiro momento Tomas Creo um conquistador do século XVI juntasse a um grupo de homens em busca da árvore da vida, em seguida conhecemos o cientista Tommy Creo que está imerso numa busca incansável a fim de salvar sua esposa da morte e por fim Tom um viajante do espaço que vive uma profunda reflexão sobre questões da existência.

Falar sobre este filme não é fácil, mas era de se esperar que assim fosse...

As linhas temporais nas quais as histórias se desenvolvem lembram bastante o modo de produção do Tarantino no filme Pulp Fiction, mas não se engane a semelhança está só ai mesmo, com um orçamento reduzido pela metade Darren Aronofsky não só mostrou para o que veio, ele criou uma obra de arte.

Fonte de vida não é  mais um filme para entretenimento, e sua linha temporal cruzada deixa isso claro, divagar por um momento que seja pode te fazer perder detalhes importantíssimos e cada detalhe merece atenção, conhecimentos sobre esoterismo e cabala talvez te auxiliem a entender alguns elementos presentes na trama, mas não se prenda a isso, sinta a essência do filme e se sentir vontade separe os elementos que mais se destacaram para você e pesquise a respeito, acredite vale a pena.

Este filme entra para a lista de recomendação por que depois de assisti-lo fiquei ao menos duas horas refletindo sobre ele, juntando informações, relembrando acontecimentos e eu particularmente sou apaixonada por filmes que me proporcionam estes momentos, não é sobre apenas ver o filme, é compreender em que níveis ele se aplica a minha estadia humana nesta terra, sim porque um dia esta estadia vai findar e o que resta é a morte, não pensar sobre ela não quer dizer que ela não exista não é mesmo.

Para entender melhor simplesmente assista.


BÔNUS



Título: O baile das loucas
Ano: 2021
País: França
Duração: 2h 02m
Gênero: Drama/Histórico
Direção: Melanie Laurent 

Este filme é uma adaptação cinematográfica do romance Le Bal des Folles de Victoria Mas e conta a história de Eugenie uma jovem de classe alta que tem o "dom" de ver e ouvir os mortos, ao se tornar conhecido de sua família a tal aptidão a jovem moça é internada na clinica neurológica La Pitié Salpêtrière aos cuidados do renomado professor Jean Martin Charcot que conduz ali seus estudos  sobre histeria, doença famosa na época.

Mas Monica porque este filme entra como bônus nesta lista?

Bem meus amigos eu a pessoinha que vos fala é estudante de psicanálise e o intuito primeiro aqui do blog era trazer alguns filmes pouco evidenciados pela critica mas que fossem dignos de atenção pelos fãs, pois bem este é um dos motivos dele estar aqui, porque sim senhoras e senhores este filme é muito bom.

Segundo motivo dele estar aqui é para promover uma reflexão sobre nosso contexto cultural atual com base em situações históricas, este filme diferente  de outros que já vi não traz o Dr. Charcot como o médico bonzinho empenhado em descobrir a cura para a histeria, muito pelo contrário.

Neste filme vemos um hospital que abriga não só as mulheres que sofrem de alguma patologia, mas também mulheres que não se adequam ao que a sociedade chamaria de algo normal, vemos as privações sofridas pela mulher e como os abusos se estabeleceram sendo regidos não somente pelo patriarcado mas e inclusive por algumas mulheres inseridas naquele contexto.

Contudo quero deixar claro que a recomendação deste filme tem fim reflexivo e não ideológico, não sou feminista e também não sou espirita, porém sou uma buscadora da Sabedoria e acho muito válido refletir sobre todo o contexto humano para transcende-lo esta é a missão das indicações de hoje, é nos fazer olhar além do óbvio, além da materialidade, além da religião e além das nossas mazelas 

Bom seus lindos é isso.

Se você gostou das indicações deixem aqui um comentário para eu saber que não estou só nessa jornada filosófica e também para me animar a trazer mais filmes com esta temática.

Se gostam deste tipo de reflexão que vai além dos contextos cinematográficos convido vocês a conhecerem meu outro blog, lá falamos sobre autoconhecimento, espiritualidade, filosofia, psicanálise e mais um bucado de coisa.

Para ser automaticamente direcionado ao outro blog clique aqui

Bom agora eu vou embora, até o próximo post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad