Pulp Fiction - TBT | De olho no assunto - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Pulp Fiction - TBT | De olho no assunto

Pulp: 1 Massa macia e úmida e sem forma de matéria. 2. Uma revista ou livro contendo um assunto lúgubre e caracteristicamente impresso em papel inacabado bruto.

Olá meu povo hoje é dia de TBT De olho no assunto e claro como de costume resgatei uma pérola do fundo do baú que apesar de ter sido lançada a 26 anos atrás ainda é protagonista em grupos de cinéfilos espalhados por ai, estamos falando de Pulp Fiction.

Pulp Fiction', 25 anos: Aqui estão 15 coisas que você não sabia ...


Título: Pulp Fiction | Tempo de violência 
Formato: Filme
País: EUA
Ano produção: 1994
Duração: 2h 34m
Direção e roteiro por: Quentin Tarantino 
Gênero: Drama policial
Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Bruce Willis 
Sinopse: Este clássico da violência estilizada costura as histórias de um assassino apreciador de hambúrgueres, seu parceiro filosófico e um pugilista fracassado.

Conhecido por seus roteiros não lineares, pelo uso acentuado de violência gráfica, por diálogos ricos e diversos sendo incorporados aos seus filmes e pela ousadia em misturar ironia, humor e violência, Quentin Tarantino consolidou sua carreira sendo considerado um dos mais importantes cineastas já conhecidos.
Em Pulp Fiction  filme que reflete claramente os aspectos de direção de Tarantino somos convidados a nos aventurar em praticamente três histórias simultâneas que ao se entrelaçar constroem uma narrativa dinâmica e explosiva, que beira a loucura e nos embriaga.

O filme 

Um casal degusta seu delicioso café enquanto planeja o próximo assalto, mas logo percebem que não há muito o que planejar, o negócio é fazer acontecer.


Tim Roth and Amanda Plummer in Pulp Fiction (1994) | Pulp fiction ... 


Em meio a um papo descontraído dois assassinos profissionais tem a importante missão de recuperar uma maleta misteriosa, enquanto se organizam para faze-lo seguem questionando os métodos rudes de seu chefe Marsellus Wallace que simplesmente jogou pela varanda do quarto andar um homem que ousou massagear os pés de sua adorada esposa.

Vaza lista com o elenco sonhado por Tarantino para 'Pulp Fiction ...

Há uma passagem que eu memorizei, me parece apropriada para a situação: Ezequiel 25:17. "O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião do seu irmão e o descobridor das crianças perdidas. E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você." — Recitação de Ezequiel 25:17, por Jules Winnfield
Butch Coolidge um pugilista fracassado aceita uma alta quantia em dinheiro ao concordar em perder sua próxima luta, cumprir o acordo faria todo o sentido mas nosso amigo aqui parece mesmo entender ao pé da letra a frase "O mundo é dos espertos".

Zed's dead baby — a comment on obtaining a cure for death.

Vincent Vega deve sair com a esposa de seu chefe, uma mulher envolvente e sedenta por liberdade, fracassar nessa missão poderia custar sua vida, é então que o pobre Vincent percebe que precisa literalmente rebolar para que as coisas não saiam do controle.

pulp-fiction-gif | Tumblr | Cena de filme, Series e filmes, Filmes


Crítica

Tecer uma crítica a um filme como esse exige total envolvimento com a obra, além de ser uma grande responsabilidade,  Pulp Fiction definitivamente não é uma filme fácil de assistir, uma vez que através de sua construção que definitivamente não segue qualquer ordem cronológica somos levados inevitavelmente a tentar juntar todas as peças deste quebra cabeça que se distribui em pouco mais de duas horas e meia de filme.
Tarantino tem mesmo um jeito bem característico de dirigir seus filmes e simplicidade é algo que não parece fazer parte do seu vocabulário, descomplicar pra que né ? 😁
Eu diria que é impossível assistir a esse filme e cogitar uma escapadela de pensamento, entre outras palavras ou você fica atento a cada minimo detalhe ou sinto lhe informar meu caro amigo que você simplesmente não vai conseguir captar a premissa do filme, de fato são muitos elementos que merecem atenção nessa trama e frequentemente percebo pessoas frustradas por não entender nem mesmo o desfecho da história, mas preciso deixar claro aqui que não é difícil seguir imerso nos acontecimentos, pois a maneira dinâmica na qual as cenas são construídas atrelada a ações que em sua maioria movimentam a coisa toda nos deixam ligadões do início ao fim.
Antes de falarmos sobre construção de roteiro, trilha sonora, personagem e demais elementos do filme preciso comentar a respeito de duas coisas que de fato me chamaram atenção, primeiro fato é que a maneira como a temporalidade é trabalhada nesse filme é realmente fantástica, eu particularmente gosto muito dos roteiros não lineares onde passado, presente e futuro se misturaram e se explicam, a gente fica tentando se localizar no tempo, é como se segurássemos várias pontas de um barbante com o cuidado de não soltar uma em detrimento da outra, o segundo ponto e esse de fato me incomoda um pouco são os cortes secos ou straight cut que se traduzem mais ou menos naquele famoso vamos mudar de assunto, quando percebo um corte para contar a história de Vincent, outro corte para contar a história do Butch, me sinto abrindo e fechando caixas mentais exatamente uma para cada assunto, isso torna minha experiência com o filme negativa? Não, mas até que eu consiga me engajar de fato com tudo que tá acontecendo me tira um pouco o foco.

Rolling Stone · Kill Bill, Rambo e Pulp Fiction: os 7 filmes mais ...


Quando me pego pensando em como Tarantino construiu a ideia Pulp Fiction na cabeça, imagino o mesmo com várias latas de tinta, de diversas cores em frente a uma parede branquinha e em poucos segundos ele começa a tacar tinta pra todo lado e segue criando sua obra de arte sem o auxílio de nenhum pincel, é bagunçado mas extremamente belo e ousado, ousadia essa que abraça a fotografia desse filme e dança um tango né minha gente, quanto mais você vê mais você pensa "Como ele pôde"? 
Quanto a trilha sonora acho que nem preciso comentar!
Por último mas não menos importante o elenco... John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, e Bruce Willis parecem se divertir enquanto atuam, fica nítida a entrega de cada um deles ao seu papel ainda que pouco se explique sobre seus personagens durante a trama, afinal já tinha muita informação rolando, nem imagino como seria se fosse criada uma mini biografia para cada um deles, de fato soubemos aquilo que precisávamos saber a respeito dos mesmos, nem mais nem menos.

Com sete indicações ao Oscar, melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor ator coadjuvante,  melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original e melhor edição Pulp Fiction pode ser considerado um sucesso comercial e sem dúvida uma produção aclamada pela critica.

* Se eu cogitasse comentar sobre teorias, sobre cada história explorada durante o filme, sobre uma possível explicação para o desfecho da trama, eu precisaria de pelo menos mais uns três posts recheados de detalhes, quem sabe um dia não é mesmo?

* Apesar de Quentin Tarantino ser um diretor, cineasta, roteirista, produtor, ator e diretor de fotografia extremamente renomado eu confesso que não acompanho muito seu trabalho o que obviamente é uma verdade até o dia de hoje, afinal como boa crítica preciso consumir de tudo um pouco, e sabe Deus o porque eu sempre associei seu nome a macarrão instantâneo tipo "Tarantino quentinho" kkkk, sempre achei bem curioso esse fato desde a época em que nem sabia o que vinha a representar o cinema em si. 

Bom galera já comecei a viajar na maionese aqui 😁, espero que tenham gostado deste post e até o próximo TBT fui.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad