Soul - Uma viagem necessária - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Soul - Uma viagem necessária

 Depois de um ano intenso como 2020 esse filme caiu como uma luva...




Título: Soul
Gênero: Animação 
Direção: Pete Docter
País de origem: Estados Unidos
Ano: 2020
Duração: 1h 41m

Joe Gardner é um professor de música  que sonhava em tocar  jazz, quando finalmente teve a chance de impressionar em um ensaio aberto no Half Note Club, acaba sofrendo um acidente que pode mudar completamente sua história.



Soul veio com uma abordagem sutil, com aquele jeitinho encantador pra alegrar a criançada mas sem dúvida pegou em cheio muito adulto desavisado rsrs, porque sim esse filme veio pra abalar as estruturas de uma sociedade futurista.

Crítica

Não costumo falar aqui sobre temas espiritualistas, mas abro a crítica desse filme dizendo que se teve um ano de intenso despertar espiritual na humanidade esse foi 2020 no qual eu me incluo, o que fez com que eu enxergasse Soul na sua pura essência como se viesse confirmando tudo aquilo que o universo buscou nos ensinar.


Mas vamos por partes hehehe...

Logo no início do filme conhecemos Joe um professor de Jazz que embora tenha uma intensa ligação com a música ainda não sente estar vivendo sua missão aqui na Terra, pois acredita que só será completamente feliz ao tocar profissionalmente em uma banda, com isso passa a vida buscando essa realização intensamente.
A questão é que esse desejo era algo tão forte dentro de Joe que acaba sendo levado para o além da vida e "impedindo" que ele siga seu curso natural, deixando o plano espiritual de perna pro ar.


 
As cores utilizadas nessa produção rementem bastante ao espiritual, lilás, tons de roxo e azul, além disso outro ponto muito bacana que é visto aqui é a forma dos espíritos, inclusive isso é muito bem explorado pela própria 22 quando começa a explicar para o Joe que ela pode usar a voz que quiser, ou seja não existe padrões, além disso as autoridades espirituais são ainda mais diferentonas o que reforça ainda mais esse conceito de quebra de padrão nas outras dimensões.

Mas além de ser uma produção de grande sensibilidade, fofura e delicadeza, não faltou espaço pro humor que a criançada adora, porém isso não impediu que esse filme remexesse com nosso conceito do que é viver aqui na Terra também conhecida como 3º dimensão...

Vamos aprofundar... 


Este filme está repleto de mensagens mas claro de acordo com o momento que você vive alguma delas vão ressoar de maneira mais efetiva com você, dessa forma a comunicação da mensagem vai ser clara  porém subjetiva e eu quero compartilhar com vocês qual foi o meu recado particular.

1º O que é missão e propósito?

Missão: incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo.
Propósito: aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.

Certo definimos isso de maneira bem sucinta, mas o que de fato isso tem a ver com o filme e com a nossa vida? Resposta TUDO.

Joe está tão focado em cumprir a sua missão que não consegue cumprir seu principal propósito VIVER, enquanto 22 está tão preocupada em encontrar seu propósito que não consegue cumprir sua missão VIVER, então você pode estar pensando eita que rolo, mas num é a mesma coisa?


A questão é que nós somos espíritos tentando viver aqui na terra não o contrário, e quando pensamos sobre  a essência da vida percebemos que ela vai além de ter uma pseudo missão como ser médico, artista, músico, escritor isso definitivamente não é nossa missão real.

Mas mesmo quando não focamos na missão e vivemos uma busca maluca sobre o nosso propósito também estamos trilhando um caminho longe da essência.

Essa confusão faz com que a gente não aproveite a jornada e se preocupe apenas com o futuro, ou onde vamos chegar, enquanto isso a vida segue passando diante dos nossos olhos todos os dias e nós simplesmente ignoramos.

Então pense quando foi a última vez que você caiu na gargalhada ? Ou sentiu o cheirinho das flores? Ou riu de si mesmo? Abraçou alguém?

É fato que estamos aqui para algo muito mais incrível do que cumprir uma missão, um plano ou propósito, estamos aqui pra jazzar na vida e viver, esse foi uma das principais mensagens pra mim.

Mas é você o que achou do filme? Está jazzando pela vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad