Lost Girls: Os crimes de Long Island | Baseado em uma história real - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quarta-feira, 18 de março de 2020

Lost Girls: Os crimes de Long Island | Baseado em uma história real

Oi gente!!!

A coisa ta feia né, pessoal entrando em quarentena, corona vírus dando as caras aqui pelo Brasil, altas tretas acontecendo no twitter, é passamos por tempos difíceis, parece que estamos todos participando de uma produção pré-apocalíptica.
Apesar de não podermos ignorar tudo que vem acontecendo a melhor saída é desacelerar e procurar um bom filme para assistir.
Lost Girls: Os crimes de Long Island não é exatamente uma aposta bacana, mas a história que gira em torno desse filme merece ser contada aqui no De olho no assunto.  




Título: Lost Girls: Os crimes de Long Island
Formato: Filme
Baseado em: Lost Girls: um mistério americano não resolvido de Robert Kolker
Ano produção: 2020
Duração: 1h 35m
Dirigido por: Liz Garbus 
Gênero: Drama
Elenco: Amy Ryan , Thomasin McKenzie , Lola Kirke , Oona Laurence , Dean Winters , Miriam Shor , Reed Birney , Kevin Corrigan e Gabriel Byrne .
Sinopse: Desesperada para encontrar a filha desaparecida, uma mãe procura a verdade e ajuda a expor uma série de assassinatos não resolvidos.

Sobre o filme

Mari e suas duas filhas Sherre e Sarra moram em Nova Iorque em uma casa simples e parecem não ter um relacionamento familiar muito bom, a tempos Mari não vê sua filha mais velha e depois de entrar em contato marcam um jantar para passar um tempo em família.
Algo imprevisto acontece e Shannan não comparece ao jantar, as coisas começam a ficar ainda mais estranhas quando o namorado mau caráter de Shannan  entra em contato com sua irmã buscando onde encontrá-la, e tempos depois Mari bem aborrecida recebe a ligação de um médico com informações nada precisas sobre sua filha.




Sobre o caso

*Neste trecho farei um breve resumo sobre a história real que inspirou a produção desse filme, sendo assim mesmo que indiretamente alguns SPOILERS deverão ser retratados aqui para maior compreensão do caso, se você ainda não viu este filme e pretende vê-lo siga até o próximo tópico (Crítica).


Mari Gilbert mãe de três meninas se vê ameaçada por seu marido viciado em drogas e decide se mudar para Nova Iorque, trabalha como pode para manter sua família unida mas sofre grandes dificuldades o que fez com que suas filhas fossem encaminhadas a lares temporários, Stive pai de sua filha mais nova acaba sendo preso por violência doméstica.
Shannan sua filha mais velha foi diagnosticada com bipolaridade aos 12 anos e não saber como lidar com essa situação acabou por distancia-las ainda mais.
Já em 2010 aos 24 anos Shannan que era uma aspirante a atriz e trabalhava como garota de programa desaparece próximo à Gilgo Beach, Long Island, após fazer uma ligação desesperada ao serviço 911, ao sair da casa de um cliente. Shannan ficou ao telefone com um atendente por mais de 20 minutos e foi vista correndo pela rua, batendo nas portas das casas pedindo ajuda,  a polícia levou mais de uma hora para chegar ao local.

Percebendo que a investigação não estava sendo levada a sério Mari Gilbert foi a imprensa para que a policia agisse mesmo que sendo pressionada em busca de alguma resposta, cerca de sete meses dois, um cão farejador encontrou restos mortais na região de Gilgo Beach, que levou à descoberta de mais três corpos, todos eles pertencendo a prostitutas que usavam o serviço do Craigslist para encontrar clientes. Seis outros corpos foram encontrados na região com o avanço das investigações. Shannan não estava entre elas, mas a busca por ela levou à conclusão de que um serial killer vinha atuando na 
região.
O corpo de Shannan foi encontrado em um pântano próximo a Gilgo Beach em 2011, e embora a policia acreditasse que ela havia morrido por conta de um afogamento acidental Mari contestou a investigação e lutou para que o caso fosse reaberto e investigado como homicídio. Uma necropsia independente contratada por Mari encontrou evidências de que Shannan foi estrangulada.

Nenhum dos assassinatos de Long Island foi esclarecido.
Infelizmente Mari Gilbert  não viveu para ver justiça sendo feita ela foi esfaqueada pela filha Sarra, no apartamento onde esta morava, em Ellenville, Nova York, em 23 de julho de 2016. Sarra é esquizofrênica e tinha parado de tomar sua medicação quando entrou em surto esfaqueando 227 sua mãe e espancando com um extintor de incêndio, depois de ser despi-la.

MARI GILBERT. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Mari_Gilbert&oldid=57837022>. Acesso em: 17 mar. 2020.



Crítica

Penso que quando um filme se propõem a contar um caso como esse cuidados devem ser tomados para que de fato a história possa ser esclarecedora e contada de uma perspectiva onde a vítima seja a vítima e não sobre espaços pra quaisquer que sejam os julgamentos.
A produção não deixa claro a temporalidade dos fatos e mesmo apelando para o drama não permite ao espectador um sentimento de empatia pelas vitimas talvez pela maneira como as apresenta.
Muitos detalhes sobre o caso foram omitidos neste roteiro, mas o desiquilíbrio da mãe que muitas vezes parecia nem ao menos saber o que estava fazendo foi enfatizado de tal forma que cheguei a me perguntar se ela realmente amava as filhas, ou era apenas mais um vilã.
Eu não pude sentir a sensibilidade necessária na reprodução desta trágica história, me pareceu um boletim de ocorrência lido por um policial que não estava com muita paciência pra me atender.



Em resumo tudo me pareceu muito raso, não achei que o devido respeito as vitimas foi uma prioridade neste filme.
Enfim uma construção de muito mal gosto.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad