Scarface | Um filme de excessos e característica bem peculiar - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

domingo, 22 de março de 2020

Scarface | Um filme de excessos e característica bem peculiar



Nem todo mundo gosta, nem todo mundo tem curiosidade a respeito, mas filmes sobre Mafia estão entre os queridinhos da crítica cinematográfica, Scarface não é um filme fofinho, não é assustador e confesso que assisti na força do ódio, afinal o que esse filme quer levar ao seu público?




Título: Scarface
Formato: Filme
Ano produção: 1983
Duração: 2h 50m
Dirigido por: Brian De Palma
Gênero: Drama
Elenco: Al Pacino, Mary Elizabeth MastrantonioSteven Bauer, e Michelle Pfeiffer.
Sinopse: Após receber residência permanente nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial do governo cubano, Tony Montana se torna o chefe do tráfico de drogas em Miami, matando qualquer um que entre em seu caminho.


Sobre o filme

Tony Montana é um exilado cubano que tem grandes ambições, logo começa a fazer pequenos "trabalhos" para Frank Lopez  chefe do tráfico de drogas, mesmo tendo ganhado a confiança do homem Tony tem seus próprios planos e ser um subordinado não parece fazer parte deles, ousado ele se aproxima de Elvira a mulher de seu chefe e percebendo os pontos fracos de seu empregador resolve ampliar sua participação no negócio.




Crítica 

HA HA HA fazer uma crítica sobre esse filme pode custar minha paz, é uma responsabilidade imensa falar sobre filmes desse gênero afinal para isso tenho que ignorar algumas questões pessoais.
Scarface para mim funcionou como um divisor de águas onde pude fazer a separação entre a amante do cinema e meus conceitos morais, para fazer a análise desse filme ambos não podem caminhar juntos.
O filme dos exageros, amado e odiado pela crítica mas afinal que definição melhor casa com Scarface?

Bom exagerado é sim, muito, pra caramba! mas o filme implora pelos exageros cometidos, tudo se constrói em função disso, um personagem como Tony Montana não pode simplesmente passar desapercebido, (abrindo um parenteses para dizer que Al Pacino foi tão genial na interpretação de Tony Montana que cheguei a odiá-lo ).
O roteiro, produção e todo o conjunto da obra parecia querer criar o caos e foi muito feliz nessa empreitada, o filme é tão bem dirigido que de tão bom acaba sendo ruim e isso o faz bom, ficou confuso né mas vou me explicar.
Scarface é um filme muito, mais muito bem feito e sua missão é contar a trajetória de um traficante muito ousado e arrogante em sua corrida para chegar ao topo, para isso ele comete mil e uma atrocidades sem qualquer moral, respeito ou ética dentro de seu ramo, exaltar seu poder, sua cafagestagem é muito imoral chega a dar raiva, mas é justamente isso que faz o filme ser singular, afinal ele mostra não o que eu quero ver mas o que ele determinou-se a mostrar.



Questão de gênero ?

Depois de assistir ao filme eu e meu marido que é fã do filme, fã do Al Pacino e fã da Máfia Italiana (The Godfather), resolvemos expor nosso ponto de vista quanto a produções como essa, especialmente o Scarface.
Como amante do cinema e reconhecedora de bons filmes sou obrigada a reconhecer  que mesmo com críticas negativas Scarface é um p*ta de um filme, é bom sim e muito bom diga-se de passagem, mas quando eu como mulher assisto um filme como esse chega a ser um pouco incomodo, mesmo não sendo feminista.
Scarface tem um jeito todo especial de reduzir a mulher a um objeto de conquista e isso me irritou bastante, Tony Montana mostrou o que um típico MACHO ALFA faz em uma conquista, enquanto que o restante dos homens deixava claro o significado da mulher, e estamos falando de um filme de 1983.
Scarface pode ser então considerado um filme pra homem, de maneira que exalte sua masculinidade?
Desculpem mas SIM.
Afinal um dos extremos desse filme é o excesso de sensualidade por parte das damas, nele o homem parece ser superior a tudo e visualmente se propõem a  satisfazer mais ao  homem que quer se mostrar o todo poderoso.
Mas antes de me atacar entenda aqui o ponto em que eu disse que ao assistir esse filme meu amor pelo cinema se separou por 2 horas e 50 da minha moralidade para poder entender a proposta desta produção.
Deu raiva? Putz como nunca senti assistindo a um filme, como disse no início assisti na força do ódio, mas isso não quer dizer que eu não tenha gostado do filme.

Scarface pode ser considerado um filme pra mulher? 
É CLARO QUE SIM! Desde que a gente assista de mente aberta sem tentar apontar atitudes x ou y como escrotas e machistas.



Conclusões finais 

Tony Montana é pra amar e odiar numa fração de segundos, mas seu filme é uma obra prima sem sombra de dúvida, o ambiente sombrio que o cerca é tão complementar ao personagem, assim como sua insanidade, Scarface é um filme pra assistir na manha prestando atenção a cada detalhe e experimentando um misto de sensações surreais.
Respondendo a pergunta do início, afinal o que esse filme quer levar ao seu público?
A resposta é simples, Scarface quer mostrar ao seu apreciador o que ele é e ponto, não o que eu quero ver, não o que eu construí com minhas teorias, não o mocinho, mas apenas o caos que ele é.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad