Alta Tensão - Terror francês de arrepiar - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quarta-feira, 6 de julho de 2022

Alta Tensão - Terror francês de arrepiar


Título Original: Haute Tension
Ano: 2003
País: França
Duração: 91 min
Gênero: Suspense/Terror
Diretor: Alexandre Aja
Elenco: Cécile de France, Maiwenn, Franck Khalfoun.
Onde assistir: YouTube
Sinopse: Marie e Alexia são amigas e companheiras na universidade. Num final de semana, Alexia leva Marie para a fazenda de seus pais, mas elas não imaginam que um inferno baterá a sua porta, e que a ida até a fazenda trará consequências drásticas e sombrias.

Está aí um filme que merece todos os elogios que eu já tinha visto sobre ele e o seu sub-gênero. Se trata de um filme de terror do sub-gênero New French Extremity (O termo New French Extremity, ou Novo Extremismo Francês, foi cunhado pelo crítico James Quandt para classificar o cinema transgressivo francês que teve início na década de 1990 e se estende até os dias de hoje).
A sinopse por si só já é chamativa, mas ao dar play nessa obra, vemos o quão visceral ela é. É aquele filme que prende total a nossa atenção, a todo momento está acontecendo algo (muitas vezes chocante e violento) em tela.
Tem um forte teor de suspense, daqueles de deixar a gente apreensivo junto com os personagens, mortes violentas, sem economizar no gore, além de uma trilha sonora que deixa a gente no clima de tensão do filme.

E por último e não menos importante, tenho que citar a ótima atuação das protagonistas, que eu não conhecia as atrizes, mas passaram muita veracidade em tela, onde por mais que sabemos que o gênero terror não é valorizado no Oscar por exemplo, é muito difícil a interpretação nesse tipo de filme, já que o ator/atriz tem que passar uma angústia, medo e sofrimento reais para o espectador.

E a cereja do bolo é o final do filme, sensacional!

Aqui pesquisando a filmografia desse conceituado diretor, vi que ele tem alguns filmes bons e famosos, entre os quais eu já assisti e posso destacar: Predadores Assassinos (2019) e A Nona Vida de Louis Drax (2016).
Já sobre o sub-gênero francês citado no início da resenha, tenho alguns filmes desse segmento na lista pra assistir ainda, que dizem ser ótimos, mas um que já assisti e também gostei bastante foi A Casa do Medo - Incidente em Ghostland (2018, do diretor Pascal Laugier).
Tanto A Casa do Medo, quanto Alta Tensão estão disponiveís gratuitamente no YouTube (até o momento desta publicação).

Boa sessão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad