Café e Baunilha - Um dorama pra lá de polêmico - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Café e Baunilha - Um dorama pra lá de polêmico

Oi oi meu povo, que saudade de escrever posts sobre doramas, e pra voltar com a corda toda vamos falar sobre o mais polêmico, o mais falado, o 50 tons de cinza do Japão, Coffee and Vanilla.




Titulo original: Coffee and Vanilla
País de origem: Japão
Ano de lançamento: 2019
Episódios:10
Duração: em média 30 minutos
Elenco: Dori Sakurada, Haruka Fukuhara
Gênero: Romance

Café e Baunilha conta a história de Risa Shiragi uma estudante universitária que possui uma invejável beleza, chamando a atenção por onde passa.
Mais o que aqueles que a cobiçam não sabem é que Risa é ingênua e ainda está tentando se adaptar a essa nova  vida em Tóquio.
Como seu protetor Hiroto Fukami vai torná-la consciente se sua inocência enquanto vivem uma intensa história de amor.

Japanese Drama Coffee & Vanilla instagram Dori Sakurada, Haruka ...


GENTE ! Esse post vai ter Spoiler então se você ainda não viu o dorama corre lá depois volta aqui Ok!

Café e Baunilha é um dorama com imagens lindas e acolhedoras, é possível notar a sensibilidade dos produtores a cada episódio, e por si só o nome já nos causa uma sensação aconchegante mas claro isso não se limita apenas ao nome.
Especialmente o café onde Hiroto e Risa se conhecem e o próprio apartamento do casal são pensados de maneira a nos envolver cada vez mais com o romance dos dois, lembrando que até mesmo a escolha daquele lençol de cetim vermelho que aparece sempre nos momentos de mais intimidade do casal não foi pensado por acaso, reflete a pureza e a inocência que esse romance busca transparecer.
As cenas onde a chuva predomina refletem ainda mais essa sensação de aconchego assim como os abraços que Hiroto dá em Risa.
A história acontece de maneira direta sem muitos rodeios e cada novo episódio traz uma nova surpresa, embora a intenção romântica esteja sempre bem evidente o roteiro segue desenhando seu próprio curso de mão dupla, ao mesmo tempo que evidencia a intimidade e o romantismo do casal coloca a protagonista sempre em maus lençóis sendo assediada por todos os lados.

Coffee and Vanilla Dori Sakurada 桜田通 Haruka Fukuhara 福原遥 ...

Embora alguns personagens não sejam de certa forma relevantes para a trama em alguns momentos tive a impressão de que não sabia o suficiente sobre nenhum deles, a exemplo disso onde estão os pais de Risa? Porque de fato Akutsu tinha tanta raiva do Hiroto? Qual a intenção do surgimento da mãe do Fukami? Entre tantos outros pontos ligados a personagens que ficaram sem qualquer explicação. 
Levando isso em consideração entendo que embora existisse uma imensa preocupação quanto a fotografia "imagem" os personagens talvez tenham sido colocados em segundo plano.
O elenco na minha opinião teve altos e baixos, embora tenha gostado muito da interpretação dos protagonistas penso que foram o único ponto alto desse quesito.
Quanto aos figurinos eu particularmente gostei bastante, de fato a personalidade de cada personagem ficou bastante evidenciada através das roupas utilizadas durante a trama.

A Fangirl's Japanese Drama Review: Coffee & Vanilla | Dramas with ...


E por último mas não menos importante temos uma trilha sonora bastante simpática que se encaixa perfeitamente com todo o contexto da obra.

POLÊMICA 

Vamo lá minha gente é agora que o bicho pega  😬.
Quem me acompanha sabe que eu prefiro K-dramas e no quesito Japão me contento com os animes, mas confesso que a curiosidade falou mais alto, isso porque Café e Baunilha gerou uma alvoroço entre o público dorameiro que chegou a dividir opiniões a respeito da qualidade do mesmo.
As acusações foram as mais diversas possíveis, chamaram de dorama TÓXICO, POUCA VERGONHA, 50 TONS DE CINZA JAPONÊS e não para por ai.
Mas confesso que não é a primeira vez que vejo um dorama levar essa fama,  Itazura na Kiss que também é japonês não fica atrás.
Mas afinal é ou não é tóxico?

画像3/7) 福原遥、桜田通と極甘ベッドシーン「まいんちゃんがオトナに ...

Povo vamos lá dorama é um troço que a gente não pode "julgar" nos padrões ocidentais, por quê? Porque eles não são ocidentais oras bolas. 
Existe uma coisa chamada cultura que varia de cidade para cidade, quem dirá de continente pra continente, então não dá pra esquecer esse detalhe quando se condena determinada prática.
Ver muitas adolescentes dizendo que esse dorama é tóxico me fez pensar com base em que elas tiveram essa percepção, claro levando em conta a cultura japonesa ok.
Risa é o reflexo de uma mulher japonesa bem sucedida, é inocente, delicada, com comportamento infantilizado, e além de tudo isso demonstra uma insegurança absurda, por quê? Por que ela havia saído de uma cidade do interior rumo a cidade grande, mas ao mesmo tempo em que demonstra fragilidade demonstra resistência.
Já Hiroto é mais velho que ela, mais experiente e também carente de acolhimento, porque o dorama deixa claro que  a mãe do gatinho não valia um pão com ovo, mas ela é culpada? Talvez não afinal ela também sofreu na vida e aprendeu a se virar sozinha mesmo que de uma maneira um pouco condenável.
Então a gente vê Hiroto com esse excesso de proteção em relação a Risa mas ela estuda, trabalha, tem amigos, e a medida que é cuidada pelo seu namorado ela busca evoluir para se igualar a ele o que em momento algum é condenado por Hiroto.
Isso acontece dessa forma porque no Japão ainda predomina o patriarcado e isso é cultural, não é certo nem errado apenas é a estrutura daquele povo.

Coffee & Vanilla (2019) - MyDramaList


Ai muitas meninas falaram sobre a marca do pescoço o famoso chupão, cansei de ler comentários sobre isso como sendo um modo de marcar território, mas pera lá...
Aqui a gente precisa abrir um parenteses gigantesco, dentro de um momento intimo desde que haja consenso muitos casais não tem restrições, em nenhum momento a Risa demonstra não gostar do que está acontecendo com ela, dessa forma vejo isso como parte da intimidade do casal e somente isso.
Lembrando que este dorama especificamente prioriza o que? A sensualidade durante o encontro dos dois.
Já que falamos em sensualidade vamos comentar também sobre o termo POUCA VERGONHA, gente embora este dorama tenha um apelo um pouco maior a esse tema não há quebra dos limites morais nesse contexto, talvez o público tenha se espantado por conta de que a maior parte dos doramas se policia muito quanto ao relacionamento amoroso dos protagonistas, nos dramas coreanos então na maioria das vezes acontece apenas um selinho lá no último episódio, de repente ver um dorama japonês um pouco mais assanhadinho tenha causado ai um impacto que na realidade não era necessário.
Outro ponto também é que existiam muitas adolescentes assistindo, algumas até mencionaram que se a mãe as visse assistindo aquilo o chinelo ia cantar, outras brincaram que se alguém perguntasse sobre o que é esse dorama responderiam "é sobre café". A questão é que esse dorama não deveria ser visto por todo e qualquer público e pra quem tá acostumado ao romance pão com chá dos coreanos esse aqui foi uma bomba.

Coffee And Vanilla - Bộ phim ngôn tình Nhật Bản 16+ dành cho những ...

Deixando claro aqui que eu adoro o pão com chá dos coreanos 😬
50 tons de cinza versão japonesa? Gente fala sério.
Assistindo não encontrei qualquer semelhança com essa trilogia furada que é 50 tons de cinza, como havia mencionado anteriormente entendo a surpresa das gurias mas não é pra tanto.
Pra quem não sabe Christian Grey o protagonista do 50 tons de cinza tem um comportamento bem diferente do que Hiroto reflete no trato com a Risa, mas se você tem menos de 18 ano SOSSEGA isso ainda não é conteúdo pra você assistir ok.
Com tudo isso quero dizer que gostei sim do dorama, não achei abusivo, entendo que o que se reflete ali é cultural e não deve ser julgado pela perspectiva ocidental seria desleal de mais.
Relacionamentos abusivos são sim perigosos e devem ser evitados e dentro do nosso contexto (o ocidental) devemos sim buscar cada vez mais informações para que possamos perceber se acaso algum dia formos vitimas.
De resto acho que a gente precisa aprender a interpretar melhor as situações levando em conta todos os elementos e não isolando apenas um fazendo dele uma verdade absoluta.

Sinta-se a vontade para deixar sua opinião sempre com muito respeito e com certeza eu irei ler com muito carinho.
Até o próximo post.

P.S Falei tanto do casal que acabei esquecendo de um ponto importantíssimo, durante a trama Risa sofre alguns abusos sim, através do beijo que ela não queria dar em Akutsu, como também o abuso psicológico realizado por Yuki e Ashiya, e até mesmo a reação de Yoshiki após levar um toco, mas isso não é apresentado como algo correto muito pelo contrário, Hiroto passa o dorama inteiro tentando protege-la dessas situações, sendo assim por não fazer apologia a nenhum tipo de abuso não considero esse dorama TÓXICO e ABUSIVO.













20 comentários:

  1. Concordo completamente.
    Também acho que não tem nada a ver comparar com Good Morning Call (como mt gente está fazendo), porque Uehara foi em diversos momentos mt escroto e frio com a protagonista, a mesma coisa com Baek Seung Jo de playfull kiss que humilhou e desdenhou bastante a protagonista.
    Hiroto é completamente ao contrário, ele foi sempre amoroso e cuidadoso com Risa.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não vi Good Morning Call preciso ver urgentemente rsrs, assim que conseguir terminar faço um post a respeito.
    Agora Playfull kiss eu já vi inclusive na versão japonesa e anime, confesso que gosto dele também, embora o comportamento do protagonista seja um tanto ríspido, percebo que ele não tem qualquer percepção sobre o que é o amor até começar de fato a se relacionar com a Kotoko, tem um post meu falando sobre ele se puder leia e me diga o que achou.

    ResponderExcluir
  3. Eu amei ele sempre cuidando dela em nem um momento mautratou.

    ResponderExcluir
  4. Precisava ler isso. Era justamente como eu pensava.

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua explicação e concordo plenamente maravilhoso, amei do começo ao fim...❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. Fico muito feliz em saber disso, seja bem-vinda!

    ResponderExcluir
  7. Concordo que a imagem que estão a fazer do dorama não corresponde nada à realidade. Não acho que seja tóxico e muito menos "50 tons de grey", até porque se o relacionamento deles fosse tóxico ele não cuidava dela como cuida, não lhe dava o espaço que ela tem (até acho exagero namorados passarem 1 semana inteira sem se falar), etc... Demonstra sim a pura realidade que ainda vivemos nos nossos dias como, por exemplo, o assédio e abuso físico e psicológico. E acho que nesse apecto, a demonstração da realidade não pode ser atenuada e muito menos alterada. Contudo, é aqui que a minha opinião pode divergir da sua, acho que aconteceu muita coisa desnecessária e em tão pouco tempo. Fiquei espantada que no primeiro episódio, ao fim de 10 minutos, já se estavam a beijar e a dizer que tinha sido amor à primeira vista. Fiquei ainda mais espantada como tanta porcaria aconteceu aos dois em tão pouco tempo. Acho que para ser um dorama mais realista deviam ter sido mais pacientes nos acontecimentos e não tão dramáticos. E também acho que a personagem principal é demasiado inocente e pãozinho sem sal. Ninguém é assim na vida real. Okay, há pessoas que tem esses traços, mas não assim tão acentuados até porque, a meu ver, o mundo atual não permite. Mas gostei do dorama e estava à espera de muito pior devido aos comentários que tenho lido sobre este. Não é dos meus favoritos, mas não foi dos piores que já vi. O que alterava para ser um grande dorama era mesmo a questão da paciência dos acontecimentos e da peronagem principal não ser tão irreal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Li é um prazer ter você por aqui, de fato compreendi seu argumento e em tese não discordamos em questão da velocidade dos acontecimentos, de fato de acordo com a quantidade de episódios as coisas não foram saltando na tela minuto após minuto.
      Embora seja uma produção delicada o roteiro não foi mesmo favorável.
      Talvez onde eu discorde de você seja a questão do realismo, acho que o encanto que a gente busca nos doramas em geral é justamente a fantasia é o irreal.
      De qualquer forma fiquei imensamente feliz por sua participação aqui nos comentários, um abraço.

      Excluir
  8. Olá! eu assisti e não entendi ao certo qual era o "suspense" do Hiroto, sobre as conversas "suspeitas" dele e de Yuki. Eu entendia que talvez Hiroto sofria com alguma doença, pois parecia um grande segredo. Daí surgiu a mãe dele e ele trabalhou para ela por um tempo no cluebe. Era isso que ele temia do passado?

    ResponderExcluir
  9. Na verdade Hiroto trazia muitos segredos, inicialmente ele aparece na vida da Yumi como um desconhecido qualquer, mas na verdade ele não era certo?!
    Ele trabalhava na faculdade em que ela estudava, por questões não muito explicitas prestava serviço para a mãe as vezes acompanhando algumas mulheres, mas na verdade acho que grande parte do mistério estava em que ele havia sido garçom naquele café e já vinha analisando os passo de Yumi a muito muito tempo, ao que dá a entender tudo foi orquestrado pra que ele conquistasse ela, por isso já no fim ele aparece como garçom contando como a conheceu e porque se apaixonou por ela.

    ResponderExcluir
  10. Eu assisti esse dorama por indicação, e também pq fiquei curiosa sobre os boatos. Mas não achei nada de mais, até gostei. Muito sensato o seu ponto de vista, penso igual.

    ResponderExcluir
  11. Oi, gostei muito do seu texto, quero apenas acrescentar que no meu ponto de vista os personagens não foram apressados quando se entregaram ou se declararam, Hiroto explica que já a conhecia há um tempo e que se apaixonara por ela esperando só a oportunidade para se aproximar, tanto que ele já preparava a inauguração de uma cafeteria para ela, ela por outro lado é o sonho de toda garota ingênua e romântica: se apaixonar pelo primeiro namorado a primeira vista e ser correspondida, nos tempos de hoje as meninas se entregam no primeiro encontro e o rapaz nem é um Hiroto, então não vejo espanto nenhum na protagonista se entregar para ele, penso que se fosse eu nessa idade também ia me entregar a minha primeira vez com um homem que é um sonho como ele: gentil, carinhoso, cuidadoso.... ahhhhh tudo de bom 🥰

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada por apresentar sua crítica.... achei ela bem completa e direto ao ponto, estava pesquisando sobre esse dorama para que eu posso tomar uma decisão sobre assistir ou não.
    Gratidão

    ResponderExcluir

Post Top Ad