Você sabe o que é Dorama? Qual a diferença entre K-drama / C-drama / J-drama / TW-drama - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sábado, 14 de março de 2020

Você sabe o que é Dorama? Qual a diferença entre K-drama / C-drama / J-drama / TW-drama

Annyeong jal jinae?

Você sabia quem nem tudo que é série asiática é Dorama? 



É verdade que Dorama tornou-se um termo comum a qualquer drama asiático seja ele Coreano, Japonês, Chinês ou Tailandês, mas será que isso procede?
A galera aqui do Ocidente tem costume de generalizar até as etnias, afinal para desapercebidos não é tão comum diferenciar os orientais pois suas características os tornam muito parecidos, mas não iguais.
Afinal todo drama é dorama? Teoricamente não mas o termo acabou se popularizando  fazendo com que entendamos por dorama toda "série asiática".
Para compreender melhor vamos conhecer as diferenças:


DORAMA/ J-Drama

Doramas são dramas japoneses também conhecidos como J-Drama.
Um diferencial dos doramas é que costumam ser transmitidos em temporadas que duram em média 3 meses, seguindo uma cronologia específica de acordo com as quatro estações do ano que são: inverno (janeiro-março), primavera (abril-junho), verão (julho-setembro) e outono (outubro-dezembro).
São exibidos semanalmente em média de 9 a 12 episódios normalmente a noite, mas existem ainda produções matutinas e vespertinas que se estendem por longos meses, outra curiosidade é que é que cada episódio normalmente é filmado apenas algumas semanas antes de ser exibido.



ITAZURA NA KISS: LOVE IN TOKYO




DRAMA COREANO/ K-Drama

K-dramas são os dramas coreanos que teoricamente não são "doramas" essa palavra deveria ser destinada apenas aos dramas  japoneses.
Os dramas coreanos possuem principalmente o formato de minissérie variando em sua quantidade de episódios entre 12 a 24.
Em sua maioria, terão apenas uma temporada, Contudo, os dramas do tipo histórico podem ser mais longos, com um número de episódios que pode variar entre 50 a 200 episódios, mas também possuem apenas uma temporada.Sua transmissão ocorre a noite, com episódios sendo exibidos em duas noites consecutivas: segundas e terças, quartas e quintas-feiras e fins de semana. Existem ainda dramas em formato de telenovela, exibidos de segunda a sexta-feira e que raramente excedem o número de 200 episódios.


 PLAYFULL KISS (VERSÃO COREANA DE ITAZURA NA KISS)


DRAMA CHINÊS/ C-Drama

C- Dramas são os dramas chineses, eles são semelhantes aos dramas de televisão da América do Norte, entretanto, muitas vezes possuem um número maior de episódios, diferente dos dramas citados acima os C-Dramas são divididos em categorias histórico, polícia e política, comédia e dramas com conflitos familiares mais modernos, A maior parte dos dramas chineses se encerram com tom de suspense.

FALL IN LOVE AT FIRST KISS (VERSÃO CHINESA DE ITAZURA NA KISS)



DRAMA TAILANDÊS/ Lakorn

Os dramas tailandeses possuem características muito distintas, embora utilizem-se de fórmulas e narrativas provenientes de padrões pré-estabelecidos. Eles são exibidos geralmente em horário nobre nos canais de televisão, a partir das 20h30. Entretanto, há dramas com tempo de duração reduzido, que são exibidos entre 17:00 às 18:00 horas e ainda há casos em que os dramas mais populares, exibidos em horário nobre, voltam a programação das emissoras através de reprises, geralmente exibidos no período da tarde, após anos de sua transmissão original
Semelhantemente a outras produções asiáticas, a exibição dos dramas na televisão tailandesa ocorre de forma semanal, com duração de cerca de três meses para cada título, com dois ou três episódios sendo disponibilizados por semana em noites consecutivas: segundas e terças-feiras, quartas e quintas-feiras ou sextas-feiras, sábados e domingos. Cada episódio possui uma duração que varia de acordo com cada emissora, podendo variar de sessenta a 120 minutos.
(Informações retiradas de Wikipédia)

 KISS ME (VERSÃO CHINESA DE ITAZURA NA KISS)


DRAMA DE TAIWAN/ TW- Drama

Eles são produzidos em Taiwan e ganharam popularidade crescente na comunidade de falantes de mandarim internacionalmente. O termo "drama taiwanês" é aplicado às minisséries taiwanesas em geral, mesmo incluindo aqueles com maiores elementos de comédia do que de drama.


IT STARTED WITH A KISS (VERSÃO TAIWAN DE ITAZURA NA KISS)

De maneira prática pudemos diferenciar um pouco os dramas/ doramas de cada dia.
Espero que vocês tenham gostado.

Até o próximo post.

6 comentários:

Post Top Ad