Parasita - Filme sul-coreano vencedor do Oscar 2020 - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Parasita - Filme sul-coreano vencedor do Oscar 2020

Um filme sem mocinho e sem vilão que vai te deixar de queixo caído 


Olá meus pães de mel tudo beleza?

Antes de mais nada eu preciso deixar registrado aqui neste post a minha imensa alegria por ver um filme sul-coreano recebendo um prêmio tão importante para o cinema, não é de agora que eu venho exaltando  as produções sul-coreanas que sem dúvida precisam apenas de mais espaço para conquistar um grande público.
O que  está acontecendo agora é um despertar descomunal que leva muitos fãs das produções cinematográficas para fora da casinha
Bom mas sem mais delongas vamos ao filme.





Título: Parasita
Formato: Filme
Ano produção: 2019
Duração: 2 h 12 m
Dirigido por: Bong Joon-ho
Países de Origem: Coréia do Sul
Gênero: comédia negra, drama, thriller
Sinopse: Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. A situação deles parece mudar quando o filho começa a dar aula a uma garota rica. Fascinados com essa outra realidade, ele, a irmã e os pais bolam um plano para se infiltrarem, um a um, entre os burgueses.

Falando sobre 

O filme de Bong Joon-ho conta a história de uma família pobre que vive em circunstâncias bem precárias, desempregados e sem perspectivas vivem como podem até ganhar uma pedra de presente, junto com a relíquia da prosperidade recebem também uma proposta que poderia mudar suas vidas, Kim Ki-woo deveria se passar por professor enquanto um amigo viajava, amigo esse que era apaixonado por sua aluna.
Por outro lado vemos uma família rica, bem estruturada a não ser pelo filho mais novo que aparenta ter algum tipo de distúrbio ainda indefinido.

Pandora filmes | Quem é você em Parasita? - Pandora filmes

Kim Ki-woo vendo a situação de sua família acaba bolando um plano junto com sua irmã para que todos sejam empregados na mesma casa, claro que para que isso acontecesse algumas pessoas foram potencialmente prejudicadas.
Tudo parece estar tomando um novo rumo até que as coisas fogem do controle e o sonho de uma vida melhor escapa entre seus dedos.

Crítica

(Alerta de Spoiler)

Quando ouvimos falar a palavra parasita o que nos vem a mente?
Definição: diz-se de ou indivíduo que vive à custa alheia por pura exploração ou preguiça.
O filme trata brilhantemente sobre essa temática, além de abordar questões sobre as diferentes classes sociais.
Confesso que assistir a esse filme foi eita atrás de eita, embora o roteiro seja muito coerente as situações vão surgindo de maneira que o previsto não acontece o que nos deixa perplexos a ponto de não saber mais o que ta acontecendo.
O diretor Bong Joon-ho foi um gênio  sem sombra de dúvida e conduziu a trama como um show de surpresas, não me lembro se já vi algo parecido.
É possível ver comédia, drama e terror na mesma produção? Bong Joon-ho tornou essa estranha mistura  possível, não é à toa que venceu o Oscar desbancando muita produção hollywoodiana.

Parasita rompe barreiras e faz história no Oscar, confira os ...

Mas porque exatamente este filme e bom?
Parasita aborda uma temática super atual de uma maneira profunda e neutra ao mesmo tempo, onde não existe certo ou errado, vilão ou mocinho.
Ao mesmo tempo em que vemos uma família pobre cheia de maracutaias que são a base de ainda estarem vivos vemos uma família rica que deixa claro que podem agir igualmente de acordo com seus interesses.
Lá no fundo ambos não se sentem pertencentes ao mundo do outro embora são levados a interagir entre si.
Dar valor a coisas fúteis é uma lição que quase passa desapercebido, inicialmente temos a impressão de que a pedra que aparece lá no inicio da história tem alguma coisa de importante, isso depende muito do ponto de vista e daquilo que se dá importância.
O marido da governanta que está a anos preso no porão é o reflexo da parasitagem e deixa claro que não existe empatia na hora do salve-se quem puder.
Uma das falas que me chamou atenção foi quando o filho mais novo da família rica diz que todos os integrantes da família pobre tem o mesmo cheiro inclusive um cheiro nada agradável, esta para mim foi uma das mensagens nas entrelinhas que o filme quis expressar.

*Fim dos spoilers

A verdade é que Parasita é uma doce e louca confusão que cativa e conquista do inicio ao fim, mais uma produção que merece uma salva palmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad