Bird box | Resenha - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Bird box | Resenha

Olá galerinha, como vocês estão?

Diferente de você que viajou com tudo pago para Nova York na noite de natal, eu fiquei deitadinha no meu quarto assistindo ao filme Bird Box na Netflix e por isso vamos à resenha de hoje que não poderia ser sobre outra coisa.





Titulo: Bird Box (Caixa de pássaros)
Direção: Susanne Bier 
Roteiro: Eric Heisserer
Elenco: Sandra Bullock, Trevante Rhodes, Jonh Malkovich
Ano: 2018
Gênero: Suspense pós apocalíptico 
Sinopse: Uma misteriosa presença leva as pessoas ao suicídio. Cinco anos depois, uma sobrevivente e seus dois filhos saem em busca de uma abrigo seguro.





Falando sobre

Antes de começarmos preciso avisar que inevitavelmente neste post haverão spoilers, dito isto vamos ao que interessa.
Eu ouvi falar muito a respeito deste filme, inicialmente como o melhor filme de terror do ano, depois como um filme maravilhoso por ter como protagonista a Sandra Bullock, mas será se é realmente isso tudo?
Bird Box é um filme longo com pouco mais de duas horas de duração, isso realmente é um ponto que em determinado momento começou a me incomodar.

O filme




O filme conta a história de Malorie (Sandra Bullock), uma mulher que vive sozinha e está gestante, ignorando as noticias da tv sobre um possível surto que teve inicio na Rússia ela segue sua vida normalmente até ir para sua consulta pré-natal, ainda no hospital ela percebe que o caos havia se instalado também onde morava e depois da morte de sua irmã que a acompanhara acaba confinada numa casa com outros sobreviventes.
O tal surto não tem uma explicação lógica até o final do filme, tudo o que se sabe é que é ocasionado por alguma coisa que se vê e aparentemente tem relação com algum sentimento humano, como maior medo e tristeza.
Até aqui nós teremos todo o clichê de um filme pós- apocalíptico, pouco tempo depois mais uma gestante se junta ao grupo e ambas dão a luz no mesmo momento, porém, Olympia não da muita sorte e acaba morrendo logo após o  parto e acredite essas duas coisas não tem qualquer relação.
O objetivo de Malorie é manter seguras as crianças que agora já tem cinco anos e não foram batizadas, por isso são chamadas de garoto e garota.
A explicação para o nome Bird Box  se dá por conta de que pássaros conseguem sentir a presença da tal criatura que leva as pessoas ao suicídio.




Minhas considerações 

Este filme não é  de terror e seu suspense é bem pobre, coisas bobas acabam fazendo com que o filme perca aquela tensão esperada, um exemplo disso é o maluco aparentemente não tão maluco assim que acaba matando todos os sobreviventes menos a Malorie e seu paquera Ton, tão previsível.
A história tem sua dose de clichê mas peca em muitos aspectos, um ponto positivo neste filme são as reflexões que podemos fazer com base nos fatos.
Malorie é uma pessoa solitária que aparentemente tem problemas para se relacionar afetivamente com as pessoas incluindo seu próprio filho, somente no final do filme podemos perceber um pequeno avanço sobre esta questão, outra coisa a se levar em conta é a limitação humana  que pelo visto está em alta no mundo cinematográfico, depois de Hush: A morte ouve, onde a protagonista é deficiente auditiva, vemos Malorie precisando abrir mão da sua visão para sobreviver no final juntando-se a um grupo de deficientes visuais.

Entenda




O filme Bird Box tem relação com o livro de Josh Malerman (2015).

Sinopse: Quatro anos depois de as mortes terem começado, há poucos sobreviventes em Michigan. Malorie e seus dois filhos pequenos estão entre eles. O trio faz parte do grupo que tenta resistir em um mundo no qual abrir os olhos pode ser fatal. Vivendo em uma casa abandonada, Malorie e as crianças não sabem o que se passa do lado de fora. Sempre com as janelas e portas cobertas e sem comunicação com o exterior, o local é uma área isolada no meio do caos. Até o momento em que uma misteriosa neblina atinge a região e ela toma uma decisão que adiou por muito tempo. Após quatro anos trancados, ela e as crianças fogem da casa em um barco a remo na esperança de encontrar um lugar distante do surto que matou todos ao seu redor. De olhos tapados, os três encaram uma viagem assustadora rumo ao desconhecido. Com uma trama cheia de suspense e terror psicológico, Caixa de
pássaros explora a essência do medo em um mundo pós-apocalíptico.

Agora vamos aos fatos, Caixa de pássaros (livro) tem como gênero terror Thriller então como foi que o filme ficou assim tão sem tempero se o livro tem uma avaliação maravilhosa?

Acontece que nosso roteirista não é fã do gênero e tentou suavizar as cenas de impacto do livro o que resultou nisto ai, lamentável, afinal porque suavizar se o publico não espera isso, e porque fazer um filme com base em algo que você nem gosta?
Depois deste pequeno desabafo diria que Bird Box acabou se tornando um filme cansativo, sem ritmo, com pouca coerência e nem de longe supriu as expectativas de quem esperou tanto para vê-lo.
Mesmo dentro deste  contexto preciso claro exaltar  a atuação da Sandra Bullock que fez bem seu trabalho e muito provavelmente sofreu bastante para gravar as cenas onde necessitava usar a venda.

2 comentários:

Post Top Ad