Mara - Um filme filme sobre o demônio do sono - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Mara - Um filme filme sobre o demônio do sono

Olá meu povo, tudo belezinha?

Faz tempo que não trago filmes aqui pro blog  por conta  da correria com as coisas da faculdade que  me limita um bocadinho, mas explicações a parte hoje vamos falar de um filme 3 estrelas que chama mais atenção pela temática do que pelo próprio filme e o nome é MARA.

Até onde vai o drama da paralisia do sono? O sobrenatural, Mara ...

Título: Mara (Original)
Ano produção: 2018
Dirigido por: Clive Tonge
Estreia:7 de Setembro de 2018 ( Mundial ) 
Duração: 106 minutos
Países de Origem: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Gênero: Policial/Terror/Thriller


Sinopse


Ao investigar um assassinato, uma psicóloga criminal descobre a lenda de um demônio que mata as pessoas durante o sono.





Falando sobre...

Só quem já passou pelo susto da paralisia do sono entende o que esse filme representa, eu particularmente nunca passei por isso mas já convivi com algumas pessoas que tiveram essa horrível experiência.
Mas afinal o que é paralisia do sono?
A paralisia do sono é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos frequência, imediatamente antes de adormecer. Wikipédia.
Está é uma definição clinica a respeito do caso, obviamente a ciência buscaria explicar essa questão da maneira mais racional possível, para a medicina do sono: " A paralisia ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM, isto ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste deixando a pessoa temporariamente incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas."

MARA, terror sobre Paralisia do Sono - resenha – Lugar Nenhum

Mas e aquilo que não se explica?
Aquilo que não se explica é chamado de alucinação pela ciência, porém,  já ouvi relatos de pessoas que ficaram com marcas roxas no corpo durante esse momento porque algo estava lhes apertando o pescoço.



                                                          O pesadelo, por Henry Fuseli (1781)

Mas voltando ao filme...

Nunca ouvi relatos de que esta paralisia tenha matado alguém mas como estamos falando a respeito de um filme de terror obviamente isso aconteceria, pessoas que dormem acabam morrendo, mas não qualquer pessoa, ao que podemos entender a morte está relacionada a  perturbação psicológica por alguma culpa ou situação mal resolvida, o que realmente me fez refletir, pois, embora sendo uma obra de ficção tratar sobre os efeitos da culpa no ser humano para mim foi uma iniciativa fantástica.



Embora muitas questões tenham me chamado atenção neste filme a reprodução da história não foi uma delas, puro clichê o que é bem comum de acontecer neste gênero, um caso investigativo que se torna paranormal, e para que isso aconteça nossa investigadora cética também passa a ver Mara que é o demônio da vez.

  

Este filme tem os mesmos produtores de Atividade Paranormal e Insidius (Sobrenatural), que para mim foram filmes bem criativos, partindo desta perspectiva Mara deixou um pouco a desejar. 

Como havia dito no inicio o filme chama muito mais atenção pela temática do que pela história em si, então se você quer ter um pouco de noção do que sente uma pessoa com paralisia do sono este filme pode te mostrar.

Mesmo não tendo levado 5 estrelas eu indico este filme por conta da reflexão que está por trás da história se é que você vai conseguir percebe-la afinal como todo filme de terror os momentos tendem a causar frios na espinha.

Espero que vocês tenham gostado, comentem o que acharam da proposta do filme.
Um beijo e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad