Silenced | Um filme que traduz um grito abafado pelo medo - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Silenced | Um filme que traduz um grito abafado pelo medo

Olá pessoal tudo bem?

Passeando pelos grupos cinéfilos dos  quais participo e até mesmo compartilhando informações com alguns perfis que sigo no Instagram vira e mexe recebo indicações de filmes para trazer aqui pro blog em forma de resenha, mas dessa vez meu amigo a indicação veio como uma bomba e me devastou, conheça agora o filme Silenciado baseado em fatos reais.

Silenced - 도가니 – Assista a filmes inteiros de graça - Coreia ...

Título: Dogani (Silenced)
Baseado em: romance The Crucible de Gong Ji-young
Formato: Filme
País: Coréia do Sul
Ano produção: 2011
Duração: 2h 05m
Dirigido por: Hwang Dong-hyuk
Gênero: Drama
Elenco: Gong Yoo e Jung Yu- mi
Sinopse: Um novo professor de artes chega a uma escola para deficientes auditivos. Com o passar do tempo e através do comportamento estranho de seus alunos passa a desconfiar da atmosfera desconfortável e do medo que os cerca e percebe que ali  existe algo mais do que os olhos podem ver.

O filme

SILENCED (2011) - Isabella Cortez - Medium

Kang In-ho acaba de chegar em Mujin afim de assumir as aulas de artes em uma escola para alunos com deficiência auditiva, a recepção acaba não sendo muito calorosa por parte dos alunos que pareciam querem manter distancia a todo custo, encarando esta situação com certa estranheza resolve questionar junto a outro professor esse comportamento amedrontado por parte das crianças, mas é informado que isso era comum e não merecia tamanha atenção.
Deixando de lado sua impressões iniciais Kang In-ho segue desempenhando seu trabalho até perceber situações de extremo abuso sendo nomeados como ato disciplinar, a partir dai segredos começam a surgir trazendo as respostas que ele tanto procurava.

O caso Gwangju Inhwa School


Voltada a alunos com deficiência auditiva  a Escola Gwangju Inhwa fundada em 1961 e localizada em Gwangju  Coréia do Sul,  virou notícia nacional após seu histórico de décadas de abuso ser descoberto em 2005.
Segundo notícias de 2005, seis professores incluindo o diretor, molestaram sexualmente ou estupraram pelo menos nove de seus alunos surdos-mudos entre 2000 e 2003, a denuncia foi feita aos grupos de direitos humanos em 2005 por um professor recém-nomeado sendo demitido posteriormente.
A policia somente passou a investigar os crimes após ex-alunos darem entrevista a uma emissora de tv nacional, mesmo assim o julgamento foi feito de maneira frouxa não sendo capaz de punir justamente os agressores.
Os eventos inspiraram o livro The Crucible lançado em 2009, que mais tarde recebeu a adaptação para o filme Dogami de 2011 e somente assim, depois da grande repercussão que causou foi realizada a reabertura do processo e a criação do Projeto Dogami que prevê penas mais severas aos crimes sexuais.
Em julho de 2012, o Tribunal Distrital de Gwangju sentenciou o ex-administrador de 63 anos da escola de Gwangju Inhwa a 12 anos de prisão, o administrador identificado apenas por seu sobrenome Kim, também recebeu ordem de usar uma tornozeleira eletrônica por 10 anos após sua soltura.
Em meio a  uma série de investigações e protestos públicos, a escola foi fechada em novembro de 2011.

Falando sobre 

Crítica do filme Silenced | Injustiça Sigilosa - Café com Filme

Antes de mais nada preciso dizer que este filme é de uma profundidade tão grande que me impossibilita falar de termos técnicos aqui, mesmo porque fiquei tão chocada que mal prestei atenção em certos detalhes como, som, fotografia e quaisquer que sejam os elementos de produção.
O filme conta com um elenco impecável com o qual eu particularmente já me familiarizo bem principalmente por Gong Yoo, protagonista de Invasão Zumbi e Goblin, mas mesmo adorando a atuação desse cara que dessa vez também não deixou nada a desejar (aliás quer produzir um bom drama contratem ele que não tem erro), preciso destacar as atuações de Kim Hyun-soo, Jung In-seo e Baek Seung-hwan,  impossível não sentir a dor e a agonia dessas crianças.
A tragédia que inspirou o roteiro desse filme é realmente monstruosa, mas mesmo sem ser completamente fiel ao acontecido Silenced foi capaz de rasgar o coração de quem assiste em mil pedaços, pois soube transmitir brilhantemente a intencionalidade dessa produção.

Silenced 2011 assistir filmes online - Assistir filmes completos ...

Silenced é um filme devastador, mas brilhante em sua essência e nas conquistas que proporcionou às vitimas que esperaram tanto tempo por justiça.
Premiado por merecimento absoluto!

Espero que tenham gostado desta indicação, compartilhe com seus amigos e me siga nas redes sociais.
Um beijo e até o próximo post.

Um comentário:

Post Top Ad