Apocalypse Now - TBT | De olho no assunto - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Apocalypse Now - TBT | De olho no assunto

Filmes de guerra não são apenas filmes de ação, com tiros e bombas, são também idealizadores políticos,  reflexo das misérias humanas e da insanidade que os acompanha, em sua busca incansável pelos reais motivos de sua luta...  

:Crítica: Apocalypse Now Redux (1979, de Francis Ford Coppola ...


Titulo: Apocalypse Now
Baseado em: Heart of Darkness
Ano: 1979
País de origem: EUA
Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco:  Marlon Brando, Robert Duvall e Martin Sheen,
Gênero: Drama/ Guerra

Este premiado filme conta a história de Benjamin Willard Capitão do Exército dos Estados Unidos e veterano das Operações Especiais.
Em 1969, durante a guerra do Vietnã abraçado por seu desatino Willard bebe e tenta esquecer o fracasso do seu casamento enquanto vagueia entre pensamentos carregados por lembranças de suas antigas missões, ansiando pelo seu novo chamado.
Não demora e logo se vê sentado a mesa junto a três homens que vão revelando passo a passo da sua nova missão que consistia em seguir o rio Nùng em selva remota, encontrar o Coronel Walter E. Kurtz das Forças Especiais, se infiltrar em sua tropa e mata-lo. Kurtz aparentemente enlouqueceu e agora comanda sua própria tropa de montanheses dentro do neutro Camboja como um semideus.

Apocalypse Now: Final Cut | Leeds Inspired


Apocalypse Now é o melhor filme do Vietnã, um dos maiores de todos os filmes, porque ele nos empurra, além dos outros, aos lugares escuros da alma. Não é tanto sobre a guerra, mas sim como a guerra revela verdades que ficaríamos mais felizes em nunca descobrir.
- Roger Ebert
Comentando

Esta produção não deixa dúvidas sobre quem o dirigiu, a marca do Coppola está lá tornando o filme marcante e intenso como na maioria das suas produções, e não é só isso ele manteve toda sua genialidade e complexidade em nível hard para que este filme fosse realmente lembrado. 
Apocalypse Now definitivamente não é um filme fácil de assistir, principalmente quando não há uma perspectiva exata sobre o que há de vir, misturando-se as abordagens emocionais da trama que incentiva-nos a buscar um pouco mais do que está sendo oferecido, nos levando a experimentar a loucura e a busca pela sanidade.
Outro erro é achar que este filme é apenas um filme sobre guerra mesmo sendo considerado um dos melhores retratos da guerra do Vietnã, Apocalypse Now está mais preocupado em mostrar o reflexo da guerra do que suas motivações.

Ficha do Filme | Apocalypse Now (1979) - Cinema & Afins

No filme podemos refletir sobre o uso do poder em prol de militâncias sem fundamento, enquanto buscamos maior compreensão sobre o bem e o mal, o que nos faz pensar sobre o porque as guerras acontecem.
Vemos a loucura embalando a lucidez a medida em que quanto maior seja o sofrimento mais clareza se tem sobre a verdade.
Este sem dúvida é um filme para assistir apreciando cada detalhe.
Os destaques claro são para som e fotografia que renderam o Oscar a esta produção, sem deixar de lado é claro sua qualidade reflexiva.

Apocalypse Now: The Final Cut Vicky Roach review | Daily Telegraph

Francis queria que os sons fossem precisos, em estéreo de alta fidelidade, e quando alguém disparasse um AK-47, deveria ser um AK-47 com balas reais nele. Nós conseguimos apanhar essas armas e munições, e fomos para um local remoto onde poderíamos gravar e fazer gravações originais com todas as perspectivas certas.
- Walter Murch  sobre o processo de construção do som do filme
Curiosidades
 Ao decorrer das filmagens e pós-produção o roteiro foi severamente modificado pelo diretor que o considerava problemático, inspirando-se e adicionando elementos de Dispatches de Michael Herr.
-  O documentário Hearts of Darkness: A Filmmaker's Apocalypse de Eleanor Coppola narra uma série de eventos os quais Coppola certamente gostaria apagar de sua memória, problemas que aconteceram durante a longa produção do filme que durou cerca de 3 anos e meio pra ser concluído, veja alguns deles: Brando que chegando no cenário acima do peso e completamente despreparado; cenários caros sendo destruídos pelo mau tempo; e seu ator principal (Sheen) sofrendo um ataque cardíaco
- O filme foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" e foi selecionado para preservação pelo National Film Registry, em 2000
- No filme durante um momento importante o poema "The Hollow Men", de T. S. Eliot. é recitado.
- Análises de críticos vem discutindo se o filme é pró ou antiguerra com suas imagens de destruição da natureza, além da brutalidade sem propósito e a supremacia norte-americana além dos efeitos que a guerra é capaz de causar na mente humana. Fonte

Então é isso meu povo espero que tenham gostado de relembrar maís um filmaço no nosso TBT De olho no assunto. 
Até a próxima.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad