As teorias por trás de Bird Box - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

As teorias por trás de Bird Box

O filme está mesmo cheio de mensagens subliminares?



Depois de assistir ao filme Caixa de Pássaros e escrever o primeiro post a respeito  fui bombardeada com várias teorias a respeito e resolvi compartilhar com vocês.
Se você ainda não sabe muito bem do que se trata este filme Clique aqui.




1° Teoria 

A primeira teoria em questão é tão simples como assistir ao filme sem ter lido o livro e sem obter nenhuma explicação a respeito.
Fica muito claro logo no inicio do filme que Malorie não está muito de bem com a vida, confusa por ter sido abandonada pelo namorado e estar grávida, e esta questão está presente na primeira teoria.
Tudo se resumiria na dificuldades em se relacionar com outras pessoas e quando falamos em dificuldades interpessoais quero dizer, problemas em lidar com traumas por perdas, dificuldade em aceitar como as outras pessoas são, entre outras coisas.
Também faz parte desta primeira teoria a questão da limitação humana neste caso imposta pelo uso da venda já que se as pessoas olhassem para a tal criatura se suicidariam, machucariam ou enlouqueceriam, está questão aparece por aqui não de maneira metafórica mas real, uma vez que deficientes visuais tem os outros sentidos bem melhor desenvolvidos para compensar a falta da visão e lhes permite ter uma vida normal.





2° Teoria 

A segunda teoria é um pouco mais drástica e mantém várias mensagens nas entrelinhas.
Acredite você ou não eu vi algumas postagens no meu Instagram condenando este filme e deixando bem claro que ele seria impróprio para pessoas que sofrem com algum grau de depressão, essas foram afirmações de algumas psicologas a quem eu sigo.
Segundo esta teoria as criaturas de Bird Box representam a depressão, os pássaros representam momentos felizes e lembranças boas que poderiam ajudar as pessoas em momentos críticos, as vendas simbolizavam a esperança, os loucos que não usavam as vendas eram pessoas suicidas e  os cegos são pessoas que superaram a depressão.
Faz sentido mas ...



3° Teoria 

Na terceira teoria vemos uma mistura de tudo.
Segundo essa teoria nada aconteceu, não houve ataque, não existe caos pós- apocalíptico e tudo estava na cabeça da Malorie.
Ao ser abandonada por seu namorado Malorie teria ficado depressiva isso explica o uso de várias roupas azuis e por conta disso não aceitava sua gestação, o decorrer do filme retrataria um surto mental no qual ela passaria de depressão inicial para a depressão pós parto e só teria fim quando por fim ela tira a venda admitindo e aceitando sua maternidade isso acontece quando ela da nomes as crianças. 

Minhas considerações

Há ainda outras teorias que concordam com a questão de que a depressão é representada neste filme através das roupas da Malorie que inclusive quando supera recebe no santuário uma muda de roupas mais coloridas. 
Uma coisa que me fez pensar é que a grande maioria das teorias diz que os pássaros alertavam a presença da criatura estranha que não teve explicação em momento algum, porém, o local com maior concentração de pássaros era o santuário onde ficavam os cegos, ou seja pessoas que já não poderiam ver as criaturas naturalmente , isso faz algum sentido?

Não que eu tenha adorado o filme mas pensar e criar teorias sobre sua linguagem metafórica ou não, é que tornaram o filme interessante.
E você o que acha, qual teoria faz mais sentido para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad