The godfather | Vamos relembrar a trilogia - De olho no assunto

De Olho

  • nos Filmes
  • Séries
  • Doramas
  • no Assunto!

Destaques

Post Top Ad

quinta-feira, 2 de abril de 2020

The godfather | Vamos relembrar a trilogia


Quinta-feira é dia de TBT, momento em que recordamos coisas que nos fizeram feliz de alguma forma em alguma ocasião, pensando nisso resolvi criar o TBT De olho no assunto, toda quinta-feira vou trazer a resenha de algum filme antigo que deixou saudades.
Para estréia escolhi ninguém mais ninguém menos que The Godfather e sua trilogia espetacular.


Título: The Godfather
Formato: Filme
País: EUA
Ano produção: 1972
Duração: 3h 05m
Dirigido por: Francis Ford Coppola
Gênero: Drama
Baseado em: The Godfather de Mario Puzo
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Richard Castellano, Robert Duvall, Sterling Hayden, John Marley, Richard Conte, Diane Keaton

Este é o primeiro filme da trilogia, que conta a história  da família mafiosa Corleone, de 1945 até 1955.
O Filme foi indicado a 10 Oscars e venceu em três categorias, Melhor filme, Melhor roteiro adaptado, e Melhor ator, além de ser considerado  "culturalmente, historicamente e esteticamente significante".
O American Film Institute apontou-o como o melhor filme de gângster de todos os tempos e o segundo melhor filme da história na Lista dos melhores filmes estadunidenses.
O poderoso chefão é um dos mais aclamados e considerado um dos mais importantes filmes da história do cinema.

O filme

Durante o casamento de sua filha Don Vito Corleone recebe amigos, afilhados e pessoas afim de lhe pedirem favores, é neste momento que ouvimos uma de suas frases mais famosas:

"Agora você vem a mim e diz 'Don Corleone, faça justiça', mas você não pede com respeito. Você não oferece sua amizade. Você nem sequer pensa em me chamar de Padrinho."

Por um desacerto entre famílias Don Corleone acaba baleado e seus filhos assumem o controle da situação, a partir dai a família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos.


Este filme é uma verdadeira obra de arte, excelente roteiro, fotografia, trilha sonora emocionante e confesso que ao assistir pela primeira vez senti aquele friozinho na barriga.
E claro sua perfeição não se baseia apenas na excelência em termos técnicos, mas na emoção de cada personagem, e a proposito que elenco maravilhoso.
The Godfather não é apenas um filme sobre a máfia, mas sim um manual de sobrevivência pros dias atuais, Don Corleone apesar de chefe de uma família mafiosa demonstrava um auto-controle, uma sobriedade ao falar, uma sabedoria invejável nos momentos de crise e uma coisa que pra mim se tornou a marca de Vito Corleone a ética nos negócios, meu pai que homem era esse.
A verdade é que quanto mais me aprofundava na trama mais queria estar submersa por ela.

Curiosidades 

Os dois primeiros candidatos de Coppola para o papel de Don Vito Corleone eram Brando e Laurence Olivier, porém o agente de Olivier recusou dizendo "Lorde Olivier não está trabalhando. Ele está muito doente. Ele vai morrer logo e não está interessado." (Olivier viveu por mais 18 anos).

Para audições de The Godfather Marlon Brando usou pedaços de algodão para criar um estilo diferente de fala para seu personagem, ao conseguir o papel o seu dentista construiu uma peça que substituiria o algodão.

The Godfather - Parte 2


Título: The Godfather - Parte 2
Formato: Filme
País: EUA
Ano produção: 1974
Duração: 3h 20m
Dirigido por: Francis Ford Coppola
Gênero: Drama 
Baseado em: The Godfather de Mario Puzo
Elenco: Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, Robert De Niro, John Cazale, Talia Shire, Lee Strasberg, Michael V. Gazzo

The Godfather Part II recebeu 11 indicações ao Oscar, ganhou em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor , Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado, se tornando a primeira sequência a ganhar na categoria de Melhor Filme. O filme foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" e selecionado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

O filme

Após três anos Michael Corleone retorna agora como chefe da família no lugar de seu pai saudoso Don Vito Corleone, sua ousadia e ambição levou-o a construir um grande império, porém não era tão cuidadoso quanto seu finado pai e acaba sacrificando sua própria família.

"Um homem que não se dedica a família não é um homem de verdade"

A medida que vemos Michael se perder em sua paranoia acompanhamos toda a infância e a mocidade de Vito Andolini, mais tarde conhecido como Don Vito Corleone ou Padrinho.
Aqui vemos Vito Andolini construir seu império provando que a inteligência supera a força física mas que ambas se unem em determinados momentos para um bem maior.

"Passei a minha vida inteira tentando não ser descuidado, Mulheres e Crianças podem ser descuidados, Homens não..."


Tão igualmente perfeita a segunda parte dessa trilogia nos permite criar um paralelo comportamental entre pai e filho, além de que o roteiro foi tão bem construído que nos embala entre as duas histórias sem perder o ritmo, ambas vão se completando tão perfeitamente que chega a emocionar de tão intenso.


The Godfather - Parte 3


Título: The Godfather - Parte 3
Formato: Filme
País: EUA
Ano produção: 1990
Duração: 2h 42m
Dirigido por: Francis Ford Coppola
Gênero: Drama 
Baseado em: The Godfather de Mario Puzo
Elenco: Al Pacino, Diane Keaton, Talia Shire, Andy Garcia, Sofia Coppola, Eli Wallach, George Hamilton, Joe mantegna.

The Godfather Part III foi indicado em 7 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor  e Melhor Ator Coadjuvante.

O filme

A história do filme começa em 1979, Michael Corleone já tem seus belos 59 anos,  aqui vamos conhecer Vincent Mancini, filho ilegítimo de Sonny Corleone e sucessor de Michael.
Neste filme gravado 16 anos depois da segunda parte vemos um Michael Corleone mais parecido com seu pai, embora claramente tenha tomado outro rumo, está em busca da legalização dos seus negócios, afastou-se dos membros da comissão, passou a demonstrar mais carinho por seus filhos e até tenta um sorrateira aproximação com sua ex-esposa.
Mas mesmo fugindo de conflitos e buscando sair da máfia Michael sente que a máfia não tem qualquer intenção em sair dele.


Confesso que esse filme me emocionou ainda mais que os dois anteriores e olha que Don Vito demorou pra sair da minha "memória" se é que isso é possível.
Não haveria melhor desfecho para essa história, e falar sobre essa trilogia é algo muito complexo porque nada do que eu diga aqui neste post pode definir a perfeição na qual essa obra se enquadra.
Mesmo após 16 anos a terceira parte não teve qualquer perca de qualidade, mantendo-se fiel a toda obra.
Após 48 anos desde o lançamento do primeiro filme podemos considerar um privilegio poder desfrutar destas produções.

BÔNUS

Trilha sonora

Lado 1

1. "Main Title (The Godfather Waltz)" - Nino Rota
2. "I Have But One Heart" - Johnny Farrow, Marty Symes
3. "The Pickup" - Nino Rota
4. "Connie's Wedding" - Carmine Coppola
5. "The Halls of Fear" - Nino Rota
6. "Sicilian Pastorale" - Nino Rota

Lado 2

1. "Love Theme from The Godfather" - Nino Rota
2. "The Godfather Waltz" - Nino Rota
3. "Apollonia" - Nino Rota
4. "The New Godfather" - Nino Rota
5. "The Baptism" - Nino Rota
6. "The Godfather Finale" - Nino Rota

Espero que vocês tenham gostado , deixe aqui nos comentários qual filme gostaria de ver por aqui nos próximos TBTs, me sigam nas redes sociais, um beijo e até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad