sexta-feira, 24 de agosto de 2018

É verdade que hamsters comem cocô?

Oi, oi meu povo tudo bom?

Já faz um tempo que eu queria falar sobre o assunto deste post.
Acreditem eu como mãe iniciante tive uma surpresinha ao observar os hábitos da minha linda e fofa hamster.
Quando resolvi adotar meu bichinho vi vários vídeos e posts falando sobre como eles são limpinhos e fofinhos e fáceis de cuidar e como aqui em casa não podemos ter outro bichinho (não que eu queira) resolvi então que me dedicaria a cuidar deste pequeno pet tão apaixonante.





Um belo dia estou eu observando minha hamster  bem próximo a gaiola, ela estava tomando seu banho demorado quando de repente zas ela cospe um cocô a uma distância considerável, eu fiquei perplexa e sim gente podem rir fui pesquisar na internet se por acaso hamsters podiam evacuar pela boca rsrs, não me julguem nunca imaginei que um cocô granada pudesse me atingir assim.
Não demorou muito resolvi olhar melhor aquela cena e vi que ela tirava o cocô do próprio ânus e os que ela não comia ela cuspia longe, não deu muito certo ver aquilo acabei tendo uma crise de riso que custou a acabar.

Mas afinal aquilo era normal ?

A resposta é sim.

Isto é cocô de hamster 



Esse processo chama-se cecotrofia ou coprofagia, e é muito normal e até mesmo necessário.





Como você pode notar ao comer suas próprias fezes o hamster está complementando sua alimentação ( agora eu sei disso rsrs).
Quanto a tirar o cocô do próprio ânus com a boca existem 2 teorias a respeito:
  • Existem mecanorreceptores no ânus do animal que fazem com que ele receba estímulo para ingerir os cecotrofos nesta parte do corpo;
  • O animal vai buscar o cocô no ânus devido ao seu cheiro característico.
Bom quanto a isso prefiro nem saber qual das duas opções é a mais provável.
A verdade é que é meio chocante quando você vê a primeira vez mas sabendo que é um hábito natural impossível sentir nojo, afinal como vocês viram na imagem anterior o cocô do hamster lembra um granulado de chocolate e só isso rsrs.

Espero que vocês tenham gostado desta curiosidade, até o próximo post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário