sábado, 14 de julho de 2018

Ensino Lúdico na educação infantil - por Mônica de França

Olá meus queridos, tudo bem?

O Ensino Lúdico na educação infantil tem sido um tema bastante abordado nas universidades a fim de transformar a educação positivamente e colocar em prática o que a muitos anos vem sendo sugerido por vários reformadores da educação - A CRIANÇA COMO CENTRO durante o processo de aprendizagem.

Mas o que é Ensino Lúdico? 




Lúdico vem do latim ludos e remete a jogos brincadeiras.
Ensino Lúdico trata-se de uma prática pedagógica que dispõem de jogos e brincadeiras a fim de estimular a aprendizagem da criança e seu desenvolvimento motor e psicológico de maneira divertida e prazerosa.

Sobre o método...

Embora seja um método muito eficaz na aprendizagem nós encontramos algumas questões a serem comentadas.
Neste semestre fizemos uma pesquisa de campo a respeito desta metodologia e o resultado foi surpreendente, inacreditavelmente alguns pais são contra o método, alguns professores não sabem se quer como aplicá-lo e algumas escolas preferem manter o método tradicional.
 Durante o processo de avaliação do projeto conversamos com alguns professores que se sentem acuados pelos questionamentos dos pais que criticam a questão de seus filhos só brincarem durante a aula, outro grupo de professores não foi capaz de associar a brincadeira ao ensino e isso foi realmente triste.
Sabemos que apesar da sua eficácia o método Lúdico não tem ainda o espaço esperado dentro das salas de aula principalmente pela desinformação.
Sugerimos uma conversa aberta com os país a respeito da expectativa educacional proposta pelo método e quanto aos professores é necessário um programa de formação continua para habilitá-los.



Maria Montessori

Uma grande defensora do ensino Lúdico é a médica e pedagoga Maria Montessori, que buscava dar ênfase a autonomia , liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Montessori desenvolveu objetos para auxiliar a criança a compreender as inúmeras coisas que a envolvem. Vamos conhecer um pouco sobre a pedagogia Montessoriana.
O material proposto é dividido em cinco áreas:

  • Exercício de Vida Prática
  • Material Sensorial
  • Material de Linguagem
  • Material de Matemática 
  • Material de conhecimento do mundo (História, ciências e geografia)


São esses materiais: material dourado, alfabeto móvel e letras de lixa, entre outros.


A educação infantil é um momento de descobertas para a criança e tudo precisa cooperar para seu aprendizado e desenvolvimento, com isso, posso afirmar que é mais do que necessário aplicar o ensino lúdico em sala de aula principalmente pelo fato do avanço desenfreado das tecnologias no ambiente educacional.
Você já parou para pensar que a criança não precisa mais estar na escola para aprender?
Precisamos de fato tornar a escola um ambiente de aprendizagem agradável e único para nossos alunos.

Espero que você tenha gostado do tema de hoje!
Um super beijo e até o próximo post.











Nenhum comentário:

Postar um comentário