terça-feira, 1 de maio de 2018

Tudo posso naquele que me fortalece - Filipenses 4.13


Olá povo abençoado,

Hoje nós vamos refletir a respeito das palavras de Paulo em Filipenses 4.13 que diz ...

"Posso todas as coisas naquele que me fortalece."



Você provavelmente já deve ter sido ministrado a respeito deste texto, eu também já fui, mas hoje vamos conhecer o real contexto desta expressão.
Infelizmente hoje a igreja tem sido invadida por uma doutrina triunfalista que leva o cristão a crer que não passaremos por dificuldades, nem tribulações, este texto muitas vezes é muito usado neste contexto para ensinar ao crente que tudo ele pode porque Deus o está fortalecendo.



Posso todas as coisas...

Sabemos e  não devemos duvidar que Deus está conosco e  nos fortalece em meio a circunstâncias adversas da vida, porém, isso não quer dizer que não passaremos por momentos de tribulação ou até mesmo que por essa razão nós vamos enriquecer, conquistar, prosperar e viver uma vida de poder.

"Tenho vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." João 16.33.

O problema em usar este versículo isoladamente e ignorar o contexto ao qual ele foi aplicado, vamos ver ...

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância como a padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece   ".

Não vou entrar aqui em contexto teológico mas numa interpretação de texto simples.
Quando Paulo diz aos filipenses que tudo pode naquele que o fortalece em outras palavras está dizendo, em toda e qualquer situação eu estou sendo fortalecido e por isso posso viver momentos de angustia, fome, escassez, e não apenas viver mas também suportar, assim como também posso viver uma vida abundante, mas ainda assim só posso pelo fortalecimento que vem Dele.

O que quer dizer que este versículo não tem um contexto de conquista como muitas vezes é pregado, e sim um contexto de maturidade cristã em se alegrar em toda e qualquer situação porque mais importante do que ter é ser fortalecido pelo Senhor.

Pensando no verdadeiro contexto desta palavra, que essa força expressa por Paulo possa arder em nossos corações para que não venhamos murmurar quando o não do Senhor vier, para que não murmuremos quando as lutas surgirem, mas antes possamos nos lembrar que o Senhor está conosco em toda e qualquer situação e podemos suportar as adversidades porque Ele nos fortalece.

Que Deus abençoe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário