domingo, 29 de abril de 2018

Porque é tão difícil o caminho de volta ? - Lucas 15. 11


Graça e paz meus queridos tudo bem ?

O post de hoje nos convida a refletir a respeito dos caminhos pelos quais temos trilhado, como base para esta reflexão vamos conhecer um pouco da mensagem descrita no livro de Lucas capitulo 15 versículo 11...

"Diz a palavra do Senhor que um certo homem tinha dois filhos e que o mais moço em dado momento de sua vida resolve deixar a casa de seu pai, a bíblia não relata o motivo pelo qual esse jovem toma esta decisão mas diz que ele pede ao pai sua herança e sai a viver dissolutamente...  "





Gostaria aqui de abrir um parênteses...
O homem de maneira geral tem sido influenciado a viver uma vida de prazeres e para isso muitas vezes é necessário abrir mão de situações que nos confrontam, deixar aquilo que não nos traz emoção para trás, buscar a felicidade mesmo que isso signifique trilhar caminhos incertos e desconhecidos .
Esta realidade vem se instalando na humanidade e com isso encontramos cada vez mais pessoas frustradas, desiludidas, porque este pensamento faz com que nós não enfrentemos a situação que nos assola, antes nos incentiva a ser covardes fugindo de tudo e de todos em busca da nossa autorrealização, isso nos torna tão autossuficientes que até mesmo Deus é deixado de lado.

"A palavra do Senhor continua nos contando que este jovem não demora muito passa a sofrer as consequências de sua escolha, aquele que vivia como queria, esbanjava felicidade agora se vê numa situação lamentável, as dificuldades chegaram e com elas a grande realidade, agora vemos um jovem com saudade de casa, desejando comer a comida dos porcos e nem mesmo isso lhe é oferecido"...




Meus queridos eu me atrevo a dizer que este é o momento mais doloroso da vida deste jovem, o momento em que ele sente saudade de casa.
Ele sente saudade de casa e pensa não deveria ter saído de lá, ele sente saudade de casa e pensa como posso voltar agora depois de tudo o que fiz, ele sente saudade de casa mas não sabe se vai ser aceito novamente no meio de sua parentela.
Este é um momento de dor, angustia e incerteza.
É sem dúvida o momento mais delicado da vida de um homem que se afasta de seu pai, por isso preciso agora fazer menção ao título deste post que diz "Porque é tão difícil o caminho de volta ?".
Eu acredito que existem dentre nós muito mais pessoas que abandonaram a Deus do que pessoas que nunca o conheceram, e essas pessoas sem dúvida no mais profundo do seu interior sentem saudade da presença do pai e sabe porque não voltam ? Porque o caminho de volta é muito mais difícil que o caminho da ida...
Quando o homem resolve ir ele leva consigo tudo o que o pai lhe deu, mas quando pensa em voltar sabe que vai voltar de mãos abanando, sabe que vai voltar vazio, envergonhado e por isso o caminho de volta se torna tão penoso.
O caminho da ida pode ser visto como o caminho que te fará conhecer a felicidade, mas o caminho da volta te obriga a reconhecer o erro em ter ido.
O caminho da volta necessita de arrependimento e quem gostaria de sofrer tal humilhação.
Por isso muitos mesmo estando com saudade preferem não voltar...

"Aquele jovem se lembrou do amor de seu pai e se lembrou do caminho de volta, passou por cima de seu orgulho, admitiu seu erro e foi se encontrar com seu pai, ele provavelmente não sabia qual seria a reação de seu pai ao vê-lo, mesmo assim seguiu seu caminho e a bíblia diz que seu pai o avistando de longe correu o abraçou e restituiu tudo quanto seu filho havia perdido, sua dignidade..."




Quando pensamos em nosso Pai celestial temos várias referências de que Ele não nos desprezará, Ele nos ama e se alegra quando um filho perdido volta ao lar, mesmo com todos os erros este filho será tratado dignamente jamais será desprezado.
O problema então passa a ser outro, as vezes o caminho de volta se torna difícil não porque pensamos no desprezo do Pai mas sim no desprezo dos irmãos...

"A bíblia diz que o filho mais velho daquele homem se indignou ao ver seu irmão voltar e ainda ser honrado pelo seu Pai..."

É bem verdade que o caminho de volta é muito  mais difícil que o da ida, mas eu te chamo neste momento a uma reflexão...
Quando decidimos desistir e fugir somos dominados por um impulso e nada nem ninguém pode mudar nossa decisão, então porque não usar este mesmo impulso no caminho de volta?
Com todas as dificuldades que você possa encontrar no caminho o seu destino não compensa sua dor?
Não permita que circunstâncias roubem sua visão, escolha voltar, mesmo cansado, arrasado, humilhado, destruído, escolha voltar.
Muitos tem decidido morrer pelo caminho à voltar pelo caminho do arrependimento, Judas Iscariotes preferiu se suicidar a voltar pelo caminho que lhe proporcionaria o perdão, quando pensamos em desistir nos esquecemos de que a vida aqui é curta , passa rápido e logo morremos, quando você desiste aqui esquece que a vida humana acaba mas existe uma vida eterna preparada para aqueles que foram criados por Deus, quando desistimos de caminhar aqui na terra isso não nos livra do caminho amargo do qual o homem impio jamais poderá escapar...

Que esta palavra possa ser para você como uma injeção de ânimo neste momento.
Um dia eu também sai da presença do Pai e voltar a sua casa foi uma das coisas mais difíceis da minha vida, mas o mesmo impulso da partida para mim foi usado como impulso da volta e hoje estou aqui para a glória do meu Senhor e por isso hoje preciso alcançar o seu coração e te dizer EI JESUS AINDA ESTÁ ESPERANDO VOCÊ VOLTAR !!!

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário