sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Estou cursando pedagogia o que eu preciso saber ?

Oie povo lindo,

Hoje vou falar um pouco sobre o meu curso depois de estar cursando pela segunda vez o primeiro semestre (risos).
Deixa eu explicar !
No ano de 2016 eu iniciei o curso de pedagogia por uma universidade particular, mas, no final do primeiro semestre fui obrigada a trancar por motivos de saúde.
Ainda em fase de tratamento médico resolvi prestar o vestibular da Univesp uma universidade virtual pública que aconteceu visando o segundo semestre do ano 2017 e passei.
Então estou cursando novamente o primeiro semestre de pedagogia em um curso EAD assim como na universidade particular.



Primeira coisa que gostaria de salientar é que para cada uma das universidades prestei vestibulares distintos, o vestibular prestado para ingressar na universidade particular não me fez saber em questão alguma o que é um vestibular de verdade, já o vestibular aplicado pela universidade pública tinha um grau de dificuldade daqueles SOCORRO DO QUE VOCÊS ESTÃO FALANDO, mas apesar de um alto grau de dificuldade passei em 10° lugar.


O Curso

A grade curricular de ambos é bem semelhante, o diferencial está em como este conteúdo é aplicado, hoje vejo duas vezes mais conteúdo do que já havia estudado na faculdade antiga, e pra quem pensa que é molezinha não se iluda todos os cursos tem seu grau de dificuldade e o de pedagogia em especial se destaca pelo fato de formar professores que serão capazes de alfabetizar, transmitir conhecimento, gerenciar e ainda administrar uma escola.

Assim pedagogo não é formado para trocar fraldas.
Se você por algum motivo se identifica com este curso preciso te contar algumas coisas que não me contaram:

  • Assim como o curso de direito a pedagogia é um dos cursos mais procurados, sendo assim existe uma grande concorrência nesta área
  • Se você não gosta de ler saiba que o curso de pedagogia é muito teórico e por isso  você  vai ler muito mais do que imagina em sua graduação
  • Não se iluda durante os dois primeiros anos você não vai estudar praticamente nada referente ao conteúdo pedagogia, este período é dedicado a matérias que visam a história da educação
  • Hoje em dia o curso tem duração obrigatória de 4 anos 
  • Esta é uma graduação que te obriga a trabalhar em grupo, ai está um dos maiores graus de dificuldade deste curso.
Poderia descrever muitos outros fatores, mas ainda estou começando a trilhar minha longa jornada.
Dentro deste curso tudo o que você puder absorver como conhecimento é super válido, palestras educacionais são extremamente bem vindas.

Estou agora acabando o primeiro bimestre já perdi a conta de quantas atividades valendo nota já postei no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), começaram as provas e socorro nenhuma faculdade é igual a outra, primeiro ano é sempre o mais difícil por isso tem o maior índice de desistências, prova de que nem tudo são flores mas vale a pena sem duvida.


Claro que continuarei transmitindo conhecimento e falarei de tudo quanto aprender nesta jornada na esperança de me formar e acima de tudo ser uma educadora que seja um diferencial no sistema educacional, não estude pedagogia visando salário pois o maior bem que esta profissão pode lhe trazer não é de fato o dinheiro mas o prazer por produzir, transmitir e receber porções de conhecimento. 

4 comentários:

  1. Juliana Augusto Ganem14 de dezembro de 2017 18:10

    Boa tarde Mônica, tudo bem? Se não for muita indelicadeza minha poderia por gentileza me responder uma pergunta. Qual foi sua nota no vestibular? Quero muito fazer esse mesmo curso em um dos novos pólos que disponibilizará vagas para o mesmo agora em 2018/1, até fiz minha inscrição já, mas estou preocupada com a demanda e estou estudando para fazer a prova mas mesmo assim com receio de não conseguir uma vaga por conta da procura. Agradeço muito desde já, e por favor, apenas responda minha dúvida se não for incômodo. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana tudo bem ?
    Então sinceramente não lembro minha nota exata mas fiquei em 10° lugar, se quiser algumas dicas pode entrar em contato cmg ou pelo e-mail ou pelo direct do Instagram, ainda tenho o caderno de respostas do meu vestibular, e quanto a procura realmente é grande ainda mais pra esse curso mas não se substime sei que vc consegue, pode contar cmg bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana Augusto Ganem14 de dezembro de 2017 19:20

      Tudo sim graças a Deus! Eu vou prestar pra Cachoeira Paulista e como segunda opção tentarei em Queluz. Dei uma olhada na prova de 2014 e de 2017 da Univesp e estou tentando resolver elas pra ver como me saio, então imagino que deve ser um excelente curso, e estou estudando e vai dar se Deus quiser. Já fiz um curso e terminei no fim do ano passado mas sinto que agora estou escolhendo algo que tem mais a ver comigo. Entro em contato sim Mônica, muito obrigada pela atenção! Beijo!

      Excluir
  3. Isso é muito bom viu, a prova é puxada e o curso também, mas com empenho você irá longe sem duvida, parabéns.

    ResponderExcluir