sábado, 23 de setembro de 2017

Acredite a coruja não é o símbolo da Pedagogia.

Olá meu amigos,
O post de hoje é uma curiosidade a respeito da licenciatura em Pedagogia.
Para muitos ao longo dos anos a coruja tem sido o símbolo do estudo da Pedagogia, isso se justificava pelo "significado" da coruja que representa a sabedoria, porém, através de algumas pesquisas vi que oficialmente a nossa linda coruja não está relacionada a Pedagogia e sim o Caduceu de Hermes à frente de uma flor de lis.




Este bastão representa o poder profissional, sua capacidade de trazer mudanças, já as asas tratam sobre o equilíbrio desta transformação, bem como a qualidade do pedagogo, que deve ser ágil e disponível, as serpentes representam o conhecimento e a sabedoria.
Nossa flor de lis além de representar também a sabedoria é o simbolo do espírito nobre e da orientação.


A coruja 

Buscando a associação entre a coruja e a pedagogia encontrei uma situação interessante.

Você já ouviu falar sobre Moloque?
Moloque  é um demônio que tinha como base dos seus sacrifícios as crianças.


Logo atrás de Moloque vemos a imagem de uma coruja o que causou a seguinte interpretação para algumas pessoas : a coruja está relacionada a Moloque, demônio que exige crianças como sacrifício, será este o motivo pelo qual a coruja foi encarada por simbolo pedagógico todo esse tempo.
Não encontrei nenhuma tese que comprove cientificamente  esta especulação...

Mas mesmo em meio a toda simbologia vale frisar que cada objeto tem o significado que o homem lhe emprega não é mesmo, no mais a coruja é apenas um animal como qualquer outro com características peculiares que a tornam única no reino animal e ponto.

Se você gostou desta curiosidade clique na janelinha Seguir e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário