terça-feira, 18 de abril de 2017

O que toda mulher devia saber sobre os exames preventivos

O assunto de hoje é muito importante e pouco abordado, anos atrás muitas mulheres acabavam morrendo pela desinformação e falta de recursos, tudo isso podia ser evitado realizando um exame simples para prevenção.

Se você já iniciou sua vida sexual então chegou a hora de realizar o exame de Papanicolau não se assuste é um exame simples indolor e que pode salvar sua vida.


Primeira consulta ginecológica 

A dúvida da maioria das adolescente é, o que acontece na primeira consulta com o ginecologista?
O problema é que esta dúvida muitas vezes não se resume as adolescente acreditem existem mulheres que até já foram mães e nunca realizaram um exame ou uma consulta simples.
Pensar nisso nos dias de hoje chega a ser assustador.
Você sabia que segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) os tipos de câncer responsável pelo maior número de mortes é o câncer de mama 57.960 casos e câncer de colo do útero com 16.340 casos além de outros cânceres relacionados ao útero que somam quase 7.000 casos.
Tudo isso pode ser evitado comparecendo a uma consulta simples fornecida pelo SUS.


O que acontece na primeira consulta ?

A primeira consulta é muito simples, caso você já tenha iniciado sua vida sexual o médico fará algumas perguntas sobre seus hábitos, se você fuma ou bebe, se já faz uso de algum método contraceptivo, data da última menstruação, se tem parceiro fixo, coisas assim e não se preocupe 99% dos médicos não examinam a paciente na primeira consulta.
Nesta consulta também o médico irá solicitar alguns exames como papanicolau, colposcopia, ultrassom transvaginal, se tem menos de 40 anos um ultrassom das mamas e caso mais de 40 anos uma mamografia.
Anticoncepcionais normalmente são receitados após a analise dos seus exames.

Para que servem estes exames ? 


  • Colposcopia 


A colposcopia permite visualizar a vagina e o colo do útero 40 x maior que o normal, auxilia no diagnóstico de HPV, doença sexualmente transmissível muito comum que pode evoluir ao câncer.

  • Papanicolau




O papanicolau é responsável pelo diagnostico do HPV, câncer de colo de útero e diversas DSTs.


  • Ultrassom das Mamas


O ultrassom das mamas ajuda no diagnostico do câncer de mama.

  • Ultrassom transvaginal 

Neste exame é possível conhecer a anatomia do seu útero, medir tamanho, ver trompas, ovários e diagnosticar cistos entre outros.

Viu que não tem nenhum bicho de sete cabeças, os exames são necessários para nossa saúde e podem salvar sua vida afinal o câncer é silencioso não podemos ver sua aparição.
Então tome coragem e procure o posto mais próximo e realize seus exames anualmente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...