quarta-feira, 19 de abril de 2017

13 Reasons Why e Baleia Azul - Vício Adolescente

Parece até que estamos vivendo a situação descrita na série 13 Reasons Why.
Em fim resolvi continuar assistindo a série e a cada lado da fita a história fica mais triste, não sei se por coincidência ou não atualmente estamos vivendo uma onde de suicídio por conta do jogo baleia azul que infelizmente já fez algumas vitimas aqui no Brasil.



É claro que o suicídio já existia a muito tempo atrás mas sem mais nem menos o assunto ganhar tal repercussão é um tanto estranho a verdade é que hoje os tempos são outros e os jovens e adolescentes são totalmente influenciáveis.

Num dos meus trabalhos de pedagogia abordamos este tema de realidade x ficção e realmente a geração atual tem problemas em fazer a distinção entre os dois por vários motivos um deles é o crescimento da tecnologia e sua realidade virtual, nota-se que os jovens tem dificuldade em conversar pessoalmente é muito mais fácil estar se comunicando via whatssap mesmo que a distância seja minima, então você pode me perguntar mas o que isso tem a ver com a  série e o jogo?



Bom siga a seguinte linha de raciocínio...
Hoje devido ao aumento da tecnologia os jovens passam muito tempo na frente dos computadores, tablets e celulares, os pais já não dispõe de tempo como antes, as mães passam a trabalhar ao invés de acompanhar as fases mais difíceis dos seus filhos e os pais que já eram ausentes tendem a trabalhar cada vez mais.
A tecnologia aproximou as pessoas virtualmente mas as distanciou fisicamente e o ser humano não nasceu para estar na solidão, se você colocar um bebê isolado e longe dos outros humanos ele certamente não desenvolverá a fala, não saberá andar e mal conseguirá se alimentar isso porque é necessário que sua mãe o auxilie nessas atividades desde o seu nascimento possibilitando seu desenvolvimento.
O problema é que as pessoas estão cada vez mais sozinhas e recorrem a tecnologia para suprir a solidão mas na maioria das vezes isso não funciona então nos deparamos com jovens totalmente depressivos sem expectativa de vida que mal sabem porque nasceram.



A série tem sim uma história interessante mas o grande problema é que muitos jovens se identificam com Hanna e é ai que não existe mais fronteira entre o real e o fictício, "como a história de Hanna pode ser apenas uma série se eu vivo o mesmo que ela ".
Muitas pessoas ao ouvirem criticas a essa série porque ela parece incitar o suicídio ficaram revoltadas e foram as redes sociais reclamar da opinião de muitos médicos, acreditem li o comentário de uma jovem que dizia "agora a culpa é da série que incentiva ao suicídio, pois agora que vou assistir mesmo"...
As pessoas olham para o óbvio não para o real, e sim hoje os jovens não fazem essa diferenciação e por isso a série se tornou um perigo para estes.


Como se não bastasse ainda contamos com o jogo do suicídio, certamente os criadores do desafio sabem que para o jovem tudo é real isso os torna totalmente vulneráveis a morte,
Não imagino com que intuito esse desafio foi criado, o que faz uma pessoa se sentir feliz com a morte de outra, será se ele está querendo ser o porque de alguém?
Acreditem isso não vai parar tão cedo, mesmo com a investigação da policia o que pode ser feito depois que o jogo começa ?  Os jovens que estão tirando suas vidas não são retardados e muito menos anormais, são sim jovens iguais a todos os outros, o que prova que esse vicio se estende não apenas a um grupo isolado mas a todos os jovens. 
A mesma tecnologia que ensina destrói.

# Pormaiscalorhumano
#Pormaiscelularesnobolso
#Pormaisrespeito

Mostre que é contra o suicídio sendo amigo de alguém.
Eles precisam do nosso apoio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...