quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Codex Gigas - A Bíblia do Diabo

Ontem assisti a um documentário que contava a história sobre a quase chamada oitava maravilha do mundo ¨A Bíblia do Diabo¨.
E queridos é realmente incrível vou contar para vocês.



Codex Gigas é considerado o maior manuscrito medieval do mundo, criada no século XIII possivelmente no mosteiro de beneditino de Podlazice (atual República Checa) e preservado atualmente na Biblioteca Nacional  da Suécia.

O que mais impressiona foi a confecção da tal bíblia, tem a capa de madeira revestidas de couro e com ornamentos metálicos, tem 92 cm de altura, 50 cm de largura e 22 cm de espessura, 310 folhas e 75Kg.
Suas folhas foram confeccionadas com pele de bezerro, 160 animais para ser mais exata.




Existe a lenda de que esse livro tenha sido escrito por um monge mantido preso por seus pecados, acredita-se ainda que ele teria vendido sua alma a Satã, estudiosos calculam que este livro foi escrito num período de 20 a 30 anos.




O Codex inclui a versão vulgata latina da bíblia exceto os livros de Atos e Apocalipse, possui ainda orações, alfabetos, exorcismos, tratados medicinais calendários e foi completamente escrito em Latim.
A página 577 contém a figura original do diabo em 50 cm de altura que seria o agradecimento do monge pela ajuda recebida.
Este monge foi condenado a ser murado vivo pela quebra de seus votos, mas fez a promessa de que escreveria um livro que glorificaria o mosteiro para redimir seus pecados, mas a meia noite percebeu que não conseguiria e realizou o pacto.

No documentário algo também surpreende na antiguidade e ainda hoje as pessoas tem uma devoção estranha ao diabo se preocupando mais com sua existência do que em agradar a Deus, vai entender não é mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário