domingo, 16 de outubro de 2016

Papo de comadre - Métodos contraceptivos

Meninas embora o assunto deste post não seja arte, aproveito ai a deixa do outubro rosa para falar um pouco sobre nossa saúde.



Há muitos anos atrás a saúde era um tanto precária, digo isso com respeito a saudade da mulher em especial, quase não se faziam exames preventivos, pré-natal, partos aconteciam em casa, não havia uma conscientização sobre os métodos contraceptivos e esse era um dos motivos pelos quais as mulheres tinham tantos filhos.

Os tempos passaram tudo se modernizou e hoje não há mais desculpas para gravidez indesejada ou até uma DST contraída, existem muitos métodos contraceptivos hoje em dia você pode escolher junto ao seu ginecologista o melhor pra vc.


Bom meninas não sou ginecologista mas com base em experiências minhas e de amigas vamos comentar um pouco sobre os tais métodos.
Hoje em postos de saúde até estações de trem você pode ver camisinhas masculinas sendo distribuídas, a quem diga que é como chupar a bala com papel, puro exagero não?
Na verdade a probabilidade de uma camisinha furar é minima desde que tenha sido bem colocada , e ainda te protege contra possíveis doenças sexualmente transmissíveis, se você não tem um parceiro fixo não deixe de usar afinal DST's não vem estampadas na cara não é mesmo.



Os anticoncepcionais tem uma boa eficácia, desde que tomados corretamente, mas hoje em dia oferece alguns riscos a saúde principalmente a mulheres fumantes, conheço pessoas que depois dos anticoncepcionais passaram a ter retenção de liquido, problemas cardíacos entre outras coisitas mais por isso consulte o seu médico antes de começar a tomar as pílulas, caso queira trocar o método e até mesmo parar de usar.
Temos que tomar muito cuidado com a administração dos medicamentos no geral e com esse em especial.


Este é o famoso Diu, ele é introduzido no útero e previne a gravidez, conheço dois tipos o de cobre normalmente colocado na rede pública e o Mirena que não é muito barato, a diferença entre os dois é que o de cobre é somente a peça que se sair do lugar pode perder a eficácia e deixe de impedir a gravidez, já o Mirena não é apenas um diu ele libera doses de hormônio direto no útero o que significa que mesmo que ele saia do lugar não perde totalmente sua eficácia.
Para quem tem o útero retroverso é um problema porque sua colocação e fixação são bem complicadas.


Meninas este anel funciona mais ou menos como o anticoncepcional, você fica com ele dentro de você por 21 dias e depois descarta para que venha sua menstruação, a um tempo atrás vi ele pelo valor de R$54,00 achei caro porque esse seria o valor mensal.
Ele também libera hormônio e pode ser retirado durante a relação sexual apesar de não atrapalhar, deve ser lavado e introduzido novamente, mas cuidado se não me engano você pode ficar sem ele por 4 horas no máximo.



Existem vários métodos que podem ser usados, alguns diminuem quadros de ovários policísticos,endometriose entre outros, mas o que você precisa ter consciência é de que seus exames precisam estar em dia, em qualquer posto de saúde você consegue colher o papa nicolau, e lembrando que estamos no outubro rosa então faça sua mamografia, se não tem idade ainda solicite um ultrassom das mamas e cuide-se pois a vida é uma só.

Bjs e fui .


Nenhum comentário:

Postar um comentário