sábado, 1 de outubro de 2016

Game Também é Arte - Bioshock - por Alessandro de França

   Como seria o Mundo perfeito pra você? Um lugar sem políticos, sem criminalidade, apenas pessoas educadas, vivendo em paz, com tudo o que você precisa na "palma da sua mão", simplesmente seguindo uma ideia do tipo, trabalhe, se esforce para ser um cidadão bom e receberá um sociedade boa? Parece maravilhoso né? Pois é, essa é a cidade de Rapture, ou pelo menos deveria ser.


BIOSHOCK


   Bioshock é um jogo de tiro em primeira pessoa(FPS), mas acredite, é um FPS diferente de todos os que você já jogou. Disponível para Playstation 3, Xbox 360 e PC. Bioshock tem 3 jogos , o 1, o 2 e o Infinite. Você pode adquirir a coletânea desses três jogos em Bioshock The Collection disponível para Playstation 4, Xbox One e PC. Mas hoje de forma simples e direta falaremos do primeiro jogo da série, vamos la.
   Em Bioshock você é um sujeito chamado Jack, que estava de boa em seu avião quando de repente algo de errado acontece e seu avião cai no oceano. Aparentemente o único sobrevivente e no meio do nada, Jack avista um farol, onde consegue chegar nadando. Nesse farol Jack acessa uma espécie de elevador que o leva a uma cidade subaquática, Rapture. 

(Sem Deuses ou Reis, apenas o Homem)
Frase vista em uma faixa dentro do Farol

  Rapture é uma cidade subaquática construída pelo magnata Andrew Ryan, o objetivo da cidade era ser o lugar perfeito, uma utopia, por um tempo até foi, mas isso até a descoberta do ADAM, um plasmídeo, uma substância que dava poderes sobre-humanos para as pessoas, desde então a cidade começou a desmoronar, nem todo mundo consegue lidar com o poder. A história da cidade é contada durante o jogo.
   Chegando lá Jack já se depara com a cidade em colapso, destruição total, pessoas matando pessoas e criaturas um tanto quanto estranhas, assustado com tudo isso Jack tenta escapar da cidade, ele é guiado por um cara chamado Atlas via radio, que ao mesmo tempo que tenta te ajudar a escapar, também pede ajuda e induz você a fazer certas coisas como acabar com os responsáveis pelo declínio da cidade, que para ele foi o próprio Andrew Ryan. Durante o jogo para enfrentar os inimigos além de usar diversas armas você também usa poderes, sim, você também usará os plasmídeos. Os inimigos mais em destaque do jogo sem dúvida são os Big Daddies e as Little Sisters. As Little Sisters basicamente andam pela cidade sugando o plasmídeo ADAM das pessoas e os Big Daddies são seus protetores. Para você ter contato com uma Little Sister precisa matar o Big Daddy, e não é uma missão muito fácil, mas após conseguir você terá a escolha entre matar ou salvar a Little Sister, escolha que influencia no final do jogo.

Big Daddy & Little Sister

   Bioshock tem uma história incrível, cheia de reviravoltas e surpresas. Quem é Atlas? Quem é Andrew Ryan? Quem são os Big Daddies? Quem são as Little Sisters? Quem é você? Se você pensa em jogar fique preparado para se espantar sobre as revelações que virão, sobre praticamente todos os personagens. Não é um jogo fácil, tem uma jogabilidade um pouco diferente de outros FPS's, então você terá que se acostumar com o estilo do jogo, mas não vai demorar muito, vale a pena a paciência.
   Além de jogar uma dica extra para você entender bem a história de Bioshock é ler o livro, que conta tudo bem explicadinho. Bioshock é nota 10, se você puder, jogue, ou leia, o livro também é incrível e como o jogo é em inglês algo pode passar despercebido, e no livro não passará nada.
   Hoje falamos um pouco sobre o primeiro jogo da série Bioshock, em breve falarei sobre os outros dois. Gostou? Então bora mergulhar de cabeça no oceano atrás de respostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário