sábado, 22 de outubro de 2016

A verdade sobre o Halloween

Você já parou para pensar no que está por traz do dia das bruxas conhecido também como Halloween comemorado dia 31 de outubro, hoje vou contar pra vocês a história que vai muito além do doce ou travessura vamos lá.



  
ORIGEM PAGÃ

Você já ouviu falar sobre a celebração Samhain ?
Pois é o dia das bruxa está totalmente relacionado a essa celebração que tinha como objetivo dar culto aos mortos e a deusa YuuByeol (simbolo da perfeição celta).

Os romanos pelo ano de 46 A.C invadiram as ilhas Britânicas o que acabou unindo a cultura latina com a celta.
Devido a evangelização desses territórios a religião celta chamada druidismo já estava quase extinta, além de que não haviam registros sobre essa religião tudo era passado verbalmente entre várias gerações.
As festividades Samhain se davam entre o dia 5 e 7 de novembro, era seguida de uma semana de festas e dava origem a o ano novo celta.
A festa dos mortos era uma das datas mais importantes pois celebrava o que para os cristãos era como céu e a terra , os celtas acreditavam que o lugar dos mortos era um lugar de felicidade plena, onde não existia tristeza e nada de ruim.
Os sacerdotes Druidas presidiam a festa e atuavam como médiuns entre as pessoas e seus antepassados, acreditava-se que os mortos também voltavam nesta data para visitar seus antigos lares e guiar seus familiares ao outro mundo.
Sinistro hein. 




ORIGEM CATÓLICA


A festa de todos os mártires foi consagrada pela Igreja Síria desde o século IV, mas três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses num templo cristão e o dedicou a todos os santos .
Celebrava-se em 13 de maio a festa de todos os santos mas o Papa Gregório III mudou a data para 01 de novembro  data que se mantém até os dias atuais, essa festividade ganhou uma grande repercussão e com isso o Papa Gregório IV ordenou que fosse celebrada universalmente.
Sendo essa comemoração uma grande festa ganhou proporções ainda maiores, passou a ser comemorada na noite de 31 de outubro dia que antecedia ao dia de todos os santos e era chamado de All Hallowed eve. 




DIA DAS BRUXAS

Mas onde entra a Bruxa nessa história toda ?
Por ser uma festa pagã ela foi condenada na Europa durante a Idade Média e foi assim que passou a ser chamada de dia das bruxas, quem comemorava esta data se tornava sujeito a perseguição e condenação extrema, ser queimado na fogueira pela Inquisição.
Todo o simbolismo usado nessa comemoração está relacionado diretamente a morte, como caveiras, fantasmas, zumbis e por ai vai.
Aqui no Brasil o Halloween não tomou grandes proporções pois a festa é considerada por alguns críticos como uma comemoração que difere muito da nossa cultura, então pensando em valorizar nosso folclore foi criado em 2005 o dia do Saci comemorado também dia 31 de outubro.
O Halloween também não foi bem recebido pelas religiões cristãs, pois se trata de uma comemoração pagã e que veio com forte influência negativa sobre jovens e crianças.



Bom galera nós vimos que na verdade o Halloween não é uma simples festa onde crianças saem pelas ruas pedindo gostosuras ou travessuras, existem ainda relatos de que as crianças que saim a procura dos tais doces ofereciam orações aos mortos de cada família visitada, e que caveiras e ossos e bruxas eram usados para assustar os Espíritos que voltavam em busca de um corpo para possuir.

E você o que pensa a respeito?
Se possível deixe sua opinião ai nos comentários.


Beijos e fui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário